Política

Após recusa da Prefeitura de Maceió, governo de AL inaugura Creche Cria na Grota do Cigano

Essa é a primeira unidade sob gestão exclusiva do Estado, um esforço decorrente da recusa da Prefeitura de Maceió em assumir a administração da creche, que inicialmente deveria ser gerida pelo município

Por Redação 15/01/2024 15h03 - Atualizado em 15/01/2024 15h03
Após recusa da Prefeitura de Maceió, governo de AL inaugura Creche Cria na Grota do Cigano
Além de Dantas e Renan Filho, estiveram presentes outras lideranças políticas - Foto: Rodrigo Marinho / Ascom Cria

Nesta segunda-feira (15), o governador Paulo Dantas (MDB) inaugurou a Creche CRIA na Grota do Cigano, marcando um marco histórico na Educação Infantil em Maceió. Essa é a primeira unidade sob gestão exclusiva do Estado, um esforço decorrente da recusa da Prefeitura de Maceió em assumir a administração da creche, que inicialmente deveria ser gerida pelo município. 

A Creche CRIA da Grota do Cigano atenderá 200 crianças e gerará 50 empregos diretos. Mesmo diante da não resposta da Prefeitura de Maceió, o Governo do Estado decidiu realizar um feito inédito em Alagoas, assumindo a administração do ensino infantil, um dever constitucionalmente atribuído aos gestores municipais. 

O governador Paulo Dantas destacou que o Estado tem preenchido diversas lacunas deixadas pela prefeitura da capital e vem realizando transformações em toda a cidade. A Creche CRIA da Grota do Cigano é mais um instrumento transformador para uma das comunidades mais carentes de Maceió. 

“Temos, por toda a capital, obras que estão transformando a realidade dos maceioenses. Eu quero fazer um trabalho conjunto com o prefeito de Maceió, porque é meu dever constitucional, mas se ele não quer deixar as questões políticas de lado, o Governo de Alagoas vai ocupar esses espaços e vamos fazer muito mais por Maceió e por toda Alagoas”, afirmou.  

O deputado federal Rafael Brito, em seu discurso, ressaltou os esforços para envolver a Prefeitura de Maceió no projeto, apresentando ofícios desde 2021 oferecendo unidades existentes e mais 15 para serem construídas. O retorno da prefeitura só ocorreu após um ano. 

O ministro dos Transportes, Renan Filho, enfatizou que esta é a 52ª Creche CRIA entregue pelo Governo de Alagoas, sendo 50 entregues ao longo do ano de 2023. Ele destacou que o Estado tem superado qualquer outro estado ou município, inclusive o Governo Federal, nesse esforço. 

“Já são 52 creches entregues em todo o estado, e em 51 delas a prefeitura assumia a gestão. O Estado recebe a doação do terreno, realiza toda a construção, deixa a unidade toda equipada, e a prefeitura tem apenas a obrigação de realizar a matrícula e contratar os servidores. Somente aqueles que não têm compromisso com a população rejeitariam um projeto desse”, afirmou Renan.  

O Estado planeja construir 200 Creches CRIA até o final de 2026, com recursos próprios, contribuindo para alcançar as metas do Programa Nacional de Educação (PNE) e ampliar a oferta nas creches, atendendo no mínimo 50% das crianças de até 3 anos de idade. 

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, reforçou o compromisso do Estado com a primeira infância e a necessidade de operacionalizar a unidade diante do impasse com a prefeitura.

O evento contou com a presença do vice-governador Ronaldo Lessa, do deputado federal Paulão, dos deputados estaduais Alexandre Ayres, Silvio Camelo, Dudu Ronalsa, vereadores de Maceió, e secretários de estado.