Política

Em inauguração de mais uma indústria, prefeito de Pilar chama atenção para a transição energética em Alagoas

Prefeito solicitou apoio do governador aos projetos de produção de hidrogênio verde e carbono azul durante abertura de fábrica e inauguração de Creche Cria

Por Ascom Pilar 01/12/2023 14h02 - Atualizado em 01/12/2023 15h03
Em inauguração de mais uma indústria, prefeito de Pilar chama atenção para a transição energética em Alagoas
Renato FIlho, prefeito de Pilar - Foto: Ascom Pilar

Durante a inauguração de mais uma fábrica no Polo Industrial de Pilar, na última segunda-feira (27), o prefeito Renato Filho solicitou apoio ao governador Paulo Dantas para os projetos de transição energética em Alagoas. Com um distrito industrial majoritariamente voltado para a cadeia do gás natural e petróleo, e poços e uma Unidade de Processamento de Gás Natural da Origem Energia, a cidade de Pilar tem encabeçado projetos voltados às novas matrizes energéticas, cujo desenvolvimento é fundamental para o momento ambiental e produtivo por que passa o país.

Renato Filho pediu atenção à concretização de dois importantes projetos para o estado: o primeiro deles mira a produção de hidrogênio verde, que é gerado por energia renovável ou de baixo carbono, e, inclusive, já recebeu o aval da Origem Energia, empresa que comprou os ativos da Petrobras em Alagoas. Já o segundo trata da geração de carbono azul, captado junto a ecossistemas costeiros, a exemplo da Lagoa Manguaba.

“A nova Lei do Gás, já sancionada pelo governador Paulo Dantas, vai baixar o valor do nosso gás natural, que será o mais barato do Brasil. Isso atrairá cada vez mais investidores interessados em explorar essa transição energética”, avaliou o prefeito, destacando a contribuição da deputada Fátima Canuto, relatora da Lei do Gás na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Na inauguração oficial da nova fábrica da BBA Pilar, empresa incentivada pela Prefeitura e pelo Estado do setor químico que produz sacaria para exportação e já emprega 370 pessoas nas áreas de tecelagem, mecânica, elétrica e logística em Pilar, Renato Filho ressaltou que a chegada da indústria é resultado direto do ambiente de negócios que o Município, com o apoio do governo estadual, vem consolidando. “Fiz o convite ao diretor quando visitei a fábrica de Marechal Deodoro. Compramos o terreno e, em menos de dois anos, a fábrica de Pilar já estava em funcionamento. Por isso é que fazemos o dever de casa, qualificando mão de obra para que os pilarenses possam aproveitar as oportunidades que estão por vir”, declarou Renato.

Foto: Ascom Pilar




A BBA fabrica containers flexíveis que seguem rigorosos padrões de qualidade, todos confeccionados com tecidos de Polipropileno (PP). Os chamados Big Bags têm a resistência e estrutura necessárias para a armazenagem e transporte de vários materiais, como fertilizantes, açúcares e sementes, suportando até 2 mil quilos. Presidente da BBA Nordeste, o empresário Guilherme Perez agradeceu à gestão municipal pelo apoio. “Recebemos incentivos fiscal e locacional, da Prefeitura e do Governo do Estado. Por isso é que Alagoas terá o maior crescimento do Nordeste neste ano. Tivemos todo o apoio necessário, fomos muito bem recebidos em Pilar, onde empregamos a população local. Foi aqui onde instalamos as máquinas mais modernas do país, e é daqui que sairão big bags para todo o Brasil”.

Nova Creche CRIA 

Também na segunda-feira (27), a população pilarense recebeu mais uma Creche Cria entregue pelo Governo de Alagoas, que será operada pela Prefeitura de Pilar para atender até 200 crianças em tempo integral. A inauguração do equipamento do Criança Alagoana reuniu autoridades como o governador Paulo Dantas, o prefeito de Pilar, Renato Filho, e a deputada estadual Fátima Canuto. Orçada em R$ 4,5 milhões, a unidade localizada no Conjunto Morada do Alto, na Chã do Pilar, tem estrutura completa para atender as crianças e fortalece a educação infantil na cidade.

O prefeito Renato Filho destacou a importância do trabalho no Município para universalizar o acesso à creche, reforçando que a educação é a mola propulsora do desenvolvimento de Pilar. “Recuperamos a credibilidade da rede municipal porque entendemos que somente por meio da educação é que conseguimos oferecer perspectiva de futuro para os nossos jovens. Foi assim que reduzimos a criminalidade e o analfabetismo. E foi por isso que Pilar se tornou uma cidade verdadeiramente rica, porque seu povo tem a oportunidade de mudar de vida. Hoje, o servidor da educação trabalha com brilho nos olhos, pois garantimos todas as condições para que ele oferte uma educação de excelência. Então, a creche vem para somar, para que nossas crianças tenham uma formação de qualidade e cheguem bem à rede estadual”, discursou o prefeito.

Durante a solenidade, Paulo Dantas externou a satisfação de poder inaugurar a segunda Creche Cria da cidade e destacou o avanço da educação municipal de Pilar. “Estou muito feliz em retornar a Pilar e ser recebido por crianças falando a língua inglesa e fazendo uma apresentação tão bonita, enaltecendo o nosso folclore. O Renato é um prefeito moderno, arrojado, um dos melhores do Brasil. É motivo de orgulho poder fazer política ao seu lado. E saio daqui mais uma vez encantado com o trabalho desenvolvido por todos os que fazem a Educação de Pilar. Por isso é que, se preciso for, traremos uma terceira Creche Cria, porque é dessa forma que fortalecemos a primeira infância nos municípios alagoanos”, afirmou o governador.

Já a deputada Fátima Canuto salientou o alcance da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, parabenizando a gestão municipal pelo empenho no tocante à educação pública e de qualidade. “Essa parceria só traz benefícios para a população. E em Pilar, o professor trata o aluno como um pai cuida do filho, garantindo para esse estudante o que há de melhor em educação. A escola bilíngue é a prova de que o município alcançou outro patamar, cuidando cada vez melhor de seu povo”, disse a parlamentar.