Política

JHC é notificado pela justiça e vereadores vão fiscalizar Hospital do Coração

Por Blog do Edivaldo Júnior 18/11/2023 13h01
JHC é notificado pela justiça e vereadores vão fiscalizar Hospital do Coração
JHC - Foto: Reprodução

Depois que a justiça concedeu liminar (veja aqui) garantindo aos vereadores Zé Márcio Filho e Joãozinho Gabriel acesso às dependências do Hospital do Coração, o prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o JHC foi notificado através de WhatsApp. Isso porque os oficiais de justiça não conseguiram encontrar o prefeito nas dependências da prefeitura ou em outro endereço.

Também foi notificado pela Justiça, o diretor administrativo do hospital Celso Gasques. Os vereadores também encaminharam a notificação para o coordenador da equipe de transição do Hospital do Coração, Claydson Moura. Os parlamentares sugerem agendar a visita de fiscalização para este sábado (19/11), a próxima segunda-feira ou próxima terça-feira.

“Estamos agindo como manda a Justiça com toda a cautela, mas é importante agendar a visita no menor espaço de tempo possível”, aponta Zé Márcio Filho. A preocupação dos vereadores é que com uma possível demora na agenda visita. “Quando estivemos lá, numa visita interrompida, conseguimos ver que o hospital estava inacabado, com dois andares desativados. Desde então (a visita foi no dia 20 de outubro) imaginamos que já mudaram muitas coisas lé e quanto mais tempo passar, mais prejudicada fica a fiscalização”, aponta Joãozinho Gabriel.

Os parlamentares foram proibidos de ter acesso às salas do centro médico empresarial que foi desapropriado pela prefeitura em conjunto com o prédio do hospital. O centro, aparentemente estava totalmente vazio.

Desde que foi feita a desapropriação dos dois imóveis, em 29 de setembro deste ano, os 2 prédios pertencem oficialmente ao município de Maceió, ainda assim os vereadores foram proibidos por colaboradores privados que estão trabalhando no local, de ter acesso a várias salas e andares dos hospital, o que motivou o pedido de liminar na justiça.

Os vereadores de oposição suspeitam irregularidades no processo de desapropriação dos dois imóveis que custaram R$ 266 milhões aos cofres do município de Maceió.

Visita confirmada

Em resposta aos vereadores, por WhatsApp. Claydson Moura disse que vai liberar a visita ao hospital.

“Conforme esse mesmo contato telefônico, alinhamos que pelo horário (a prefeitura já está fechada) e com o feriado da segunda-feira, o ilustre encaminharia três datas, como sugestão, a partir do próximo dia útil, terça-feira, 21 de novembro, quando então, de acordo ainda com a decisão judicial, poderemos agendar a visita dos senhores devidamente acompanhadas por técnicos por se tratar de um ambiente hospitalar que tem pacientes, internados, cirurgias e outros procedimentos que requerem alguns protocolos. Todavia, já adianto, que a decisão será cumprida e que os senhores serão muito bem recebidos, inclusive com os devidos equipamentos individuais de proteção para garantir a segurança de Vossas Excelências. Aproveito para solicitar que o senhor nos informe quantas pessoas participarão de forma que deixemos organizados os EPI’s para todos.”