Política

“Graças a Maceió”, Alagoas é campeão nacional de amputação decorrente de diabetes

Alagoas foi o Estado que registrou a maior alta no número de amputações em um período de 10 anos, com crescimento de 214%

Por Blog do Edivaldo Júnior 13/11/2023 17h05
“Graças a Maceió”, Alagoas é campeão nacional de amputação decorrente de diabetes
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução/Internet

Um recente estudo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (veja abaixo) mostra que aumentou o número de casos de amputação de membros inferiores – pernas e principalmente pés – decorrentes de complicações de diabetes em todo o Brasil.

Tomando como base dados apenas do sistema SUS, foram realizadas no país 18.900 mil cirurgias de amputação em 2012. Já em 2022 esse número aumentou para 31.190 cirurgias no ano.

A média que era de 51 cirurgias diárias em 2012 subiu para uma média de 85 cirurgias diárias em 2022, período analisado em todo o país. De acordo com esse estudo, Alagoas foi o Estado que registrou a maior alta no número de amputações neste período, com crescimento de 214% – um salto de 182 para 571 procedimentos.

O estudo mostra ainda que até maio deste ano, Alagoas já tinha realizado 221 amputações decorrentes principalmente de diabetes.

O deputado Lelo Maia (União Brasil) diz que o aumento de amputações em Alagoas decorre da falta de atenção básica na saúde, principalmente em Maceió. “Isso é reflexo da falta de saúde básica principalmente na nossa capital. A gente tem cobertura de saúde básica menor que 34%”, aponta.

Segundo Maia, a falta de atenção primária da Saúde, da prevenção, é o principal fator que está elevando as amputações de membros inferiores em Alagoas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Maceó tem a pior cobertura de atenção básica entre as capitais do Brasil. Em 2020, na gestão do ex-prefeito Rui Palmeiras, a APS chegou a 48% na capital e caiu, até Junho deste ano, para 31,42%.

Maceió de acordo com os dados oficiais do SUS também tem a pior cobertura em atenção básica na saúde de Alagoas .

Fique por dentro


Amputações de pés e pernas em decorrência do diabetes batem recorde


Brasil bate recorde de amputações de pés e pernas em decorrência do diabetes


Veja a análise no vídeo

Veja a tabela:

Foto: Reprodução