Política

O novo cenário político: apenas dois partidos devem “dominar” eleições de 2024 em AL

Por Blog do Edivaldo Júnior 24/10/2023 18h06
O novo cenário político: apenas dois partidos devem “dominar” eleições de 2024 em AL
Renan Calheiros e Arthur Lira - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado e Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

De modo geral, Alagoas caminha para uma concentração partidária, um verdadeiro “afunilamento”, político e eleitoral nas eleições do próximo ano.

Tudo indica que apenas dois partidos devem eleger mais de 90% dos prefeitos – podendo chegar próximo dos 100%. O “afunilamento” é reflexo da disputa cada vez mais acirrada entre o MDB, do senador Renan Calheiros, e o PP, do deputado federal Arthur Lira.

Nas eleições de 2022, o MDB elegeu 38 prefeitos e o PP 28, e um total de 102. Agora, os dois partidos têm mais de 90% dos prefeitos (66 do MDB e 28 do PP). A maioria vai disputar a reeleição. Tudo indica as duas legendas deve manter as suas posições podendo ainda – dentro de um “ajuste fino” – ampliar.

O afunilamento também deve atingir as eleições proporcionais. Por decisão do Senado Federal, as eleições de 2024, terão as mesmas regras de 2022. Isso significa, por exemplo, que podem ser eleitos vereadores candidato que não tenha atingido o quociente eleitoral.

Para isso, será preciso o partido atingir no mínimo 80% e o candidato no mínimo 20% do quociente eleitoral.

Tudo indica que mesmo com essas regras poucos partidos consigam eleger vereadores em todo o Estado, além de MDB e PP. Pontualmente, algumas legendas (caso do União, PT, PSB, SDD, PSD, Republicanos, PODE e PL) devem eleger vereadores nas maiores cidades.

Veja a análise no vídeo: