Política

Lira tem inquérito sobre kits de robótica arquivado

O ministro Gilmar Mendes atendeu o posicionamento da PGR sobre a investigação iniciada em Alagoas e que envolvia o presidente da Câmara e arquivou o inquérito

Por Redação* 22/09/2023 15h03 - Atualizado em 22/09/2023 18h06
Lira tem inquérito sobre kits de robótica arquivado
Arthur Lira (PP) - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O deputado alagoano, Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados teve inquérito arquivado, que envolvia a compra de kits de robótica, nesta última quinta-feira, 21. 

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, atende ao posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o caso. O processo está em sigilo. 

O ministro entendeu que o inquérito foi instaurado sem observar as regras da prerrogativa de foro, ou seja, o caso seria de competência do Supremo, e não da Justiça Federal em Alagoas. 

Em agosto, Gilmar Mendes anulou todas as provas do caso. O arquivamento do inquérito é uma decorrência natural dessa última decisão. 

A investigação da Polícia Federal (PF) mirava em supostos crimes de fraude em licitação e lavagem de dinheiro na compra de kits de robótica para municípios alagoanos. 

A operação tinha como suspeitos aliados de Arthur Lira. O pedido de anulação do caso foi assinado pela vice-procuradora-geral da República Lindôra Araújo.

Com Metrópoles.