Política

“Tio Rafa” revela o que ajudou a acabar a greve da Educação em AL

A greve foi encerrada na quarta-feira (06) em assembleia após reunião entre diretores do Sindicato (Sinteal) e o governador em exercício, Ronaldo Lessa

Por Blog do Edivaldo Júnior 09/09/2023 13h01 - Atualizado em 09/09/2023 14h02
“Tio Rafa” revela o que ajudou a acabar a greve da Educação em AL
Rafael Brito participa de reunião com Lessa e o Sinteal - Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (11) os professores da rede estadual de ensino voltam para a sala de aula depois de uma greve que furou cerca de duas semanas.

A greve foi encerrada na quarta-feira (06) em assembleia da categoria (veja aqui), realizada após reunião entre diretores do Sindicato (Sinteal) e o governador em exercício, Ronaldo Lessa.

O encontro contou com a presença do ex-secretário de Educação do Estado, o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), que ajudou nas negociações, além do secretário Gabriel Albino, da pasta de Planejamento e Gestão.

O secretário de Educação do Estado, Marcius Beltrão não participou desta reunião. Ele esteve em negociações anteriores com o Sinteal, mas não conseguiu avançar em direção ao fim da greve.

Rafael Brito que também é conhecido na Educação como “Tio Rafa” revela o que resolveu o fim da greve dos professores em: “a disposição para a o diálogo”, resume.

O parlamentar diz que o vice-governador Ronaldo Lessa representando, Paulo Dantas, ouviu as demandas dos professores e explicou que o Estado não tem como dar um reajuste maior do que os 5,79% este ano, mas se propôs ouvir os professores.

“O reajuste já foi aprovado, mas além disso existem outras demandas, a exemplo da atualização do plano de cargos e carreiras”, disse.

O Sinteal, explica Brito, “apresentou algumas demandas justas do PCCS e a partir de um grupo de trabalho que foi criado elas deverão ser atendidas pelo governador. Paulo Dantas prioriza os professores e vai atender, dentro do possível, as suas reivindicações”

O grupo de trabalho (veja aqui) foi criado em ato oficial já publicado no Diário Oficial do Estado e vai começar a funcionar já a partir da próxima semana.

“Eu acredito que em breve o grupo de trabalho dará seu parecer pelad progressões que provavelmente começarão a ser implantadas ou corrigidas para todo o pessoal da Educação”, aponta Brito.

A reunião

Nessa segunda-feira (04/9), o governador interino de Alagoas, Ronaldo Lessa, recebeu os representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) para uma reunião no Palácio República dos Palmares.

O objetivo do encontro foi manter o diálogo com o movimento sindical, buscando o fim da greve e a retomada das aulas.

Durante a reunião, ficou acordada a criação de um Grupo de Trabalho, que contará com a participação de integrantes do Sinteal e das secretarias da Educação, Planejamento e da Fazenda. Essa iniciativa visa avaliar o Plano de Cargos e Carreira, além de discutir outras demandas da categoria.

O secretário Gabriel Albino, da pasta de Planejamento, sugeriu a criação imediata desse grupo, e enfatizou a importância da participação do Sinteal nesse processo.

O deputado federal Rafael Brito também esteve presente na negociação e solicitou que o Grupo de Trabalho busque soluções em um curto espaço de tempo, visando beneficiar tanto os servidores quanto os alunos. Para ele, é necessário colocar fim à greve e atender às reivindicações dos servidores o mais rápido possível.