Política

Cofre cheio e popularidade: vaga de vice é uma das mais desejadas na política de Maceió

Por Blog do Edivaldo Júnior 30/08/2023 14h02 - Atualizado em 30/08/2023 16h04
Cofre cheio e popularidade: vaga de vice é uma das mais desejadas na política de Maceió
Prefeitura de Maceió - Foto: Reprodução

O atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas é, desde já, candidato à reeleição. E parte para a disputa confortavelmente com a vaga de vice em aberto.

Só para lembrar, o vice eleito com JHC, em 2020, Ronaldo Lessa, renunciou em 2022 para se tornar candidato e ser eleito vice-governador de Alagoas, na chapa de Paulo Dantas.

E esta vaga deixada por Lessa é hoje uma das mais desejadas da política, não só de Maceió, mas de toda Alagoas.

Eis algumas razões:


JHC está bem avaliado e com popularidade alta. Ser vice de um candidato que é popular, é interessante porque ele tem boas chances de vitória. 

Outro atrativo, muito tentador para os pretendentes, é que JHC está com o cofre cheio. Ele já recebeu R$ 600 milhões da indenização da Braskem e tem mais R$ 1,1 bilhão para receber até o final do próximo ano. Dinheiro que ele vai gastar como quiser, seja em novas obras ou em serviços, o que aumenta ainda mais seu poder de fogo. 

JHC limpou o terreno. Ele trouxe para o seu lado antigos adversários. João Henrique disputou em 2020 contra Alfredo Gaspar de Mendonça e Davi Davino Filho. Agora, os ex-opositores fazem parte da sua gestão. 

São nomes que poderiam disputar contra ele e agora reforçam seu palanque. 

O que realmente motiva os pretendentes é o fato de que JHC pode, se reeleito, deixar a prefeitura em 2026 para disputar o governo ou o Senado. O vice nesse caso assumiria por dois anos e nove meses, com direito a disputar a reeleição. 

Quatro nomes, uma vaga: 

Ente os pretendentes, quatro nomes são mais fortes no momento: Davi Davino Filho, Jó Pereira, Galba Netto e Rodrigo Cunha. Mas essa é outra história.