Política

Prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves pode ter mandato cassado após intervenção estadual

Político foi preso pela Polícia Federal em agosto de 2022

Por Redação* 04/05/2023 15h03 - Atualizado em 04/05/2023 16h04
Prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves pode ter mandato cassado após intervenção estadual
Prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves - Foto: Reprodução

Os ativistas políticos Alex Fernandes dos Santos, Helder Cavalcante de Moura, Cícero Leonardo Terto da Silva e Marivaldo Fragoso entraram com pedido de intervenção da Prefeitura de Rio Largo na Procuradoria Geral do Estado (PGE). Desde o ano passado o grupo trava uma disputa para afastar o prefeito Gilberto Gonçalves do cargo. O fato foi publicado no Diário Oficial de Alagoas nesta quinta-feira (4).

Eles já haviam solicitado a cassação pela Câmara de Vereadores, na Justiça Federal, no Ministério Público do Estado (MPE) e agora apela ao governo estadual. O prefeito Gilberto Gonçalves foi preso em agosto do ano passado pela Polícia Federal, após investigação da Operação Beco da Pecúnia. 

O pedido de intervenção da Prefeitura de Rio Largo foi determinado pelo desembargador Élio Wanderley de Siqueira Filho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Segundo a PF, havia ilegalidades nas contratações e pagamentos realizados pela prefeitura, em favor de pessoas jurídicas, para compras de material de construção, peças e serviços para veículos; que teriam recebido do município o valor de R$ 20 milhões.

Durante o afastamento do prefeito quem assumiu o Executivo Municipal foi a primeira-dama e vice Cristina Gonçalves. Ainda segundo Diário Oficial, caso o governador de Alagoas, Paulo Dantas, entenda pela necessidade de decretar a Intervenção Estadual de Rio Largo, deve primeiro ouvir o Conselho de Estado.

Conforme legislação publicada em julho de 2000, o Conselho de Estado é quem, quando procurado, decide sobre a intervenção estadual nos municípios. O caso já foi analisado pelo Conselho do Ministério Público Estadual, que informou que a intervenção seria competência do governo estadual ou da União.

Com informações do site Jornal Extra*