Política

Corredor Vera Arruda: audiência pública discutirá abertura de ruas nesta terça (4)

No último mês, a SMTT apresentou o projeto de mobilidade urbana para a Jatiúca, que conta com a abertura de quatro ruas no local

Por Redação* 04/04/2023 12h12
Corredor Vera Arruda:  audiência pública discutirá abertura de ruas nesta terça (4)
Corredor Vera Arruda, em Maceió. - Foto: Reprodução/Internet

Será realizada nesta terça-feira (4) a audiência pública que discutirá a abertura de ruas do Corredor Vera Arruda, em Maceió. A audiência no Auditório da Associação Comercial, no bairro do Jaraguá, às 15h. O encontro acontece de forma conjunta e terá a presença da Câmara Municipal de Maceió (CMM) e da Prefeitura de Maceió.

O pedido para a realização da audiência foi formalizado pela vereadora Teca Nelma (PSD) na última semana e aprovado por unanimidade no plenário da Câmara. Desde o surgimento da proposta a parlamentar demonstrou ser fortemente contra a ideia, afirmando que é necessário pensar no direito dos maceioenses à área de convivência, lazer e esporte existente no corredor.

“É preciso avançar na discussão sobre mobilidade urbana em Maceió, partindo do entendimento de garantia do acesso à cidade para as pessoas. E o Corredor Vera Arruda é um dos poucos espaços que prioriza uma ocupação por moradores, pedestres, ciclistas e visitantes de Maceió”, destacou.

O líder do governo na CMM, vereador Chico Filho (MDB), acredita que somente o debate amplo, contando com a presença dos técnicos, representantes do Executivo, parlamentares e, principalmente, a população será capaz de esclarecer todas as dúvidas em relação ao projeto.

"A importância da audiência está no fato de que poderemos discutir melhor o projeto. A prefeitura vai poder apresentar detalhes sobre as mudanças da mobilidade urbana da região. E tudo isso ouvindo os moradores, os beneficiados com essa mudança que deve atingir todos que circulam na área. E o detalhe é que ao final a prefeitura vai executar um projeto que será de interesse da coletividade. Isso, talvez, seja o ponto principal dessa audiência", disse.

Proposta de abertura das ruas


A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió, apresentou no último mês o projeto de mobilidade urbana para a Jatiúca, parte baixa da capital alagoana, e confirmou a abertura de quatro ruas no Corredor Vera Arruda com a alegação de garantir mais fluidez ao trânsito na região e entre as partes Norte e Sul de Maceió, proposta esta que alvo de muitas críticas de maceioenses e especialistas em mobilidade urbana.

O Corredor Vera Arruda é um espaço de 1,5 quilômetro de extensão e possui 15 ruas, das quais 2 são acessíveis aos veículos, as demais sendo destinadas ao trânsito e lazer de pessoas e ciclistas. Se for aprovada, a mudança no Corredor, as ruas que devem ser abertas são as seguintes:

- Rua Carlos Gomes da Silva com a Rua Olinda Campos Teixeira
- Rua Raphael Perreli com a Rua Drª Rosa Cabús
- Rua Industrial José Otávio Moreira com a Rua Cônego Antônio Firmino Vasconcelos
- Rua general Newton de Andrade

De acordo com a SMTT o tráfego de veículos seria liberado de 7h às 19h, com a utilização de semáforos que ficarão na cor verde durante todo o período. Pistões hidráulicos, câmeras OCR e semáforos, seriam utilizados para a fiscalização no período em que o tráfego for proibido.

A área de convívio aproximada do Corredor Vera Arruda é de 42 m². A SMTT pretende criar passagens elevadas entre os giradores para garantir o fluxo de veículos. Essa intervenção ocuparia 336m², o que equivale, segundo o órgão, a 0,80% da área de convívio do corredor.

*Com informações do Cada Minuto