Política

Pela terceira vez, Lula é empossado e se torna presidente do Brasil

Petista, que presidiu o país de 2003 a 2010, foi empossado em sessão do Congresso para 3º mandato no Executivo. Em busca de apoio, Lula ampliou número de ministérios de 23 para 37

Por Redação 01/01/2023 15h03 - Atualizado em 01/01/2023 18h06
Pela terceira vez, Lula é empossado e se torna presidente do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse neste domingo (1º), como 39º presidente do Brasil. - Foto: EVARISTO SA / AFP

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi oficialmente empossado presidente da República aos 77 anos de idade neste domingo (01), em sessão solene do Congresso Nacional, tornando-se o 39º presidente do Brasil.

Em discurso, Lula afirmou que venceu as eleições graças à frente democrática que formou durante a campanha. "A democracia foi a grande vitoriosa da eleição, superando abjeta campanha de ódio. Nunca recursos do Estado foram tão desvirtuados em nome de um projeto autoritário", afirmou, em referência ao governo do antecessor Jair Bolsonaro. "Hoje a mensagem é de esperança e reconstrução", disse.

"O grande edifício de direitos, de soberania e de desenvolvimento que essa nação levantou a partir de 1988 vinha sendo sistematicamente demolido nos anos recentes. É para reerguer esse edifício de direitos e valores nacionais que vamos dirigir todos os nossos esforços”, reafirma Lula. 

Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente descreveu o cenário de dificuldades econômicas e sociais herdado das mãos de Jair Bolsonaro (PL). Afirmou que os recursos públicos foram "desvirtuados" e que o Bolsonaro pregava a liberdade "de oprimir o vulnerável, massacrar o oponente, e impor a lei do mais forte acima das leis da civilização". "O nome disso é barbárie", afirmou Lula.

O petista informou ainda que não haverá “revanche”. Entretanto, afirmou que "quem errou responderá por seus erros". "Não carregamos nenhum ânimo de revanche contra os que tentaram subjugar a nação a seus desígnios pessoais e ideológicos, mas vamos garantir o primado da ele. Quem errou responderá por seus erros com direito a ampla defesa, dentro do devido processo legal".

Fizeram-se presentes deputados e senadores, atuais e eleitos, ministros escolhidos por Lula, ministros de tribunais superiores, familiares do presidente eleito, familiares do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), funcionários do Congresso Nacional, ex-presidentes da República, ex-presidentes do Congresso e 80 integrantes de delegações internacionais estão entre os convidados.

*Com informações do Terra