Política

Lessa, do ostracismo ao vice “fundamental” em duas eleições consecutivas

Por Blog do Edivaldo Júnior 01/11/2022 16h04
Lessa, do ostracismo ao vice “fundamental” em duas eleições consecutivas
Ronaldo Lessa. - Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

Sem ter um voto sequer, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) se transforma num dos maiores vitoriosos nas últimas duas eleições, a de prefeito de Maceió em 2020 e a de governador de Alagoas em 2022.

Aos 73 anos, Lessa começou a carreira política eleito deputado estadual em 1982. Perdeu para o governo em 1986, foi eleito vereador de Maceió em 1988, eleito prefeito de Maceió em 1992, governador do Estado em 1998, reeleito em 2002. Em 2006 perdeu para o Senado, em 2010 perdeu para o governo e foi eleito em 2014 para a Câmara dos Deputados. Perdeu a reeleição de deputado federal em 2018 e passou a viver incertezas, um verdadeiro ostracismo na sua carreira política. Teve uma passagem curta e polêmica pela Secretaria de Agricultura no governo de Renan Filho em 2019.

Em 2020, Lessa desiste da pré-candidatura a prefeito para se tornar candidato a vice de JHC (PL). Para muitos, o ex-governador teve papel fundamental na eleição do atual prefeito de Maceió. Na avaliação de vários analistas, sua participação na chapa teria sido decisiva para garantir a ida de João Henrique para o segundo turno.

Em 2022, Lessa lançou pré-candidatura ao Senado. Sem conseguir composição no grupo de JHC, costurou aliança com o senador Renan Calheiros (MDB) e virou candidato a vice-governador de Paulo Dantas.

Mais uma vez, Lessa teve papel importante, senão fundamental na eleição, ajudando não só com tempo de televisão do PDT, mas também reforçando os votos mais ideológicos, de servidores públicos e de muitos admiradores que ainda tem na política alagoana.

“Quero registrar um agradecimento especial para meu amigo, o vice-governador Ronaldo Lessa.

Ronaldo, ter você ao meu lado foi fundamental para alcançarmos a vitória. Te admiro demais e tenho certeza que faremos uma gestão maravilhosa para o povo alagoano. Obrigado por aceitar esse desafio. Vamos juntos fazer o melhor governo do Brasil não parar!”, registrou Paulo Dantas nesta segunda-feira (31/10) nas redes sociais.

Dois “mundos”


Nos últimos anos, Lessa a linha mais radical e ideológica do início da carreira por uma atuação mais conciliadora. É um dos poucos políticos de Alagoas que consegue conversar com todas as correntes e grupos da política alagoana abertamente, sem restrições. Não é atoa que nesse momento ele é o vice de dois grupos que se rivalizando, que estão em “mundos” diferentes.

Com sua experiência e capacidade de diálogo pode ajudar a baixar a fervura e, quem sabe, colocar numa mesma mesa os interesses de Maceió e Alagoas – deixando as disputas políticas para a próxima eleição. Mas essa é outra história.

Trajetória


Ronaldo Augusto Lessa Santos (Maceió, 25 de abril de 1949) é um engenheiro civil e político brasileiro, ex-prefeito de Maceió, ex-governador de Alagoas por dois mandatos, ex-deputado federal por este Estado. Atualmente, é vice-prefeito de Maceió, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e vice-governador eleito de Alagoas.

Conheça um pouco mais da trajetória do ex-governador em sua página no Wikepedia


Ronaldo Lessa com JHC (foto reprodução)


Ronaldo Lessa com Paulo Dantas (foto reprodução)