Política

Paulo e Rodrigo travam batalha por vereadores e votos em Maceió

Votos na capital podem decidir segundo turno e candidatos disputam apoio também dos vereadores; veja lista

Por Blog do Edivaldo Jr. 16/10/2022 11h11
Paulo e Rodrigo travam batalha por vereadores e votos em Maceió
Paulo Dantas e Rodrigo Cunha disputam os votos dos vereadores de Maceió - Foto: Divulgação/Montagem: JAL

No primeiro turno da eleição, o governador Paulo Dantas (MDB) surpreendeu e foi o mais votado em Maceió na disputa pelo governo do Estado.

A expectativa era que Paulo Dantas ganhasse no interior, mas tivesse resultado negativos na capital.

De fato, a vantagem dele nas cidades do interior foi proporcionalmente maior, mas ainda assim conseguiu colocar uma boa dianteira em Maceió. Na capital, o candidato do MDB teve 145.225 votos ou 34,05% dos válidos no dia 2 de outubro.

Mesmo contando com o apoio do prefeito JHC, o candidato do União Brasil, Rodrigo Cunha ficou em segundo em Maceió com 115.841 dos votos ou 27,16% válidos no dia 2 de outubro.

Agora no segundo turno, os dois candidatos seguem disputando a preferência dos alagoanos, mas parecem focar suas campanhas nas maiores cidades, especialmente em Maceió.

É fácil entender o porquê de tantos esforços dos candidatos em Maceió. Normalmente no interior o voto é mais difícil de virar e depende mais da influência de lideranças políticas locais, como os prefeitos, enquanto na capital o voto é mais solto.

Talvez por isso, na capital, Rodrigo Cunha e Paulo Dantas disputem tanto o apoio dos vereadores de Maceió. Devem estar de olho na capacidade de transferência de votos que eles têm.

E sim, os vereadores de Maceió já provaram que tem muitos votos. A maioria tem potencial acima de 5 mil votos, mais do que o eleitorado inteiro de pequenas cidades alagoanas.

Faltando duas semanas para a votação, os vereadores da capital foram convocados a entrar na campanha para o governo – literalmente. Essa semana Rodrigo Cunha fez reunião com alguns vereadores e suplentes de vereadores, com participações, entre outros de Francisco Salles, Siderlane Mendonça e Cleber Costa.

Paulo Dantas fez reunião na semana passada com prefeitos do interior e participação de vereadores da capital.

Ninguém deve ficar em cima do muro na Câmara de Vereadores de Maceió no segundo turno. Se estiver correta a lista que recebi, a escalação já foi definida. Dos 25 vereadores da capital, 18 estão com Paulo Dantas e 7 com Rodrigo Cunha.

Veja a relação de apoios dos vereadores de Maceió (repito, recebi a lista de um analista, se houver divergência em algum apoio, o blog fará a correção).

Apoio a Paulo Dantas

1 Alan Balbino (vaga do Kelman licenciado)
2 Aldo Loureiro
3 Alex Anselmo (vaga do Joãozinho licenciado)
4 Brivaldo Marques
5 Cal Moreira
6 Dr Valmir
7 Eduardo Canuto
8 Fernando Hollanda
9 Chico Filho
10 Gaby Ronalsa
11 Galba Neto
12 Zé Márcio
13 Luciano Marinho
14 Marcelo Palmeira
15 Olívia Tenório
16 Pastor Oliveira
17 Silvania Barbosa
18 Teca Nelma

Apoio a Rodrigo Cunha Rodrigo

1 Davi Davino
2 Dr Cléber (vaga do Sales licenciado)
3 Delegado Fábio Costa
4 Leonardo Dias
5 Raimundo Medeiros (vaga do Samyr Malta licenciado)
6 Siderlane
7 João Catunda

Dos licenciados

1 Kelman Paulo
2 Joãozinho Paulo
3 Salles Rodrigo
4 Samyr Paulo