Política

Contratação de filha do prefeito de Rio Largo como secretária será investigada pelo MP

O MPAL ainda recebeu uma representação relatando que havia inúmeras contratações temporárias de pessoas que já são ligadas à administração

Por Redação* 04/10/2022 14h02
Contratação de filha do prefeito de Rio Largo como secretária será investigada pelo MP
Gilberto Gonçalves e Gabriela Gonçalves - Foto: Reprodução

As denúncias de exercício, acúmulo de cargos e contratação irregular de servidores no município estão sendo checadas pela promotora Louise Maria Teixeira da Silva, da 2ª Promotoria de Justiça de Rio Largo. O Ministério Público de Alagoas (MPAL) instaurou procedimento preparatório de inquérito civil para investigar supostas irregularidades na Prefeitura de Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió.

Uma representação foi enviada ao órgão sobre nomeação da filha de Gilberto Gonçalves (PP) para o cargo de secretária municipal. O MPAL vai verificar a aplicabilidade ou não da Súmula Vinculante n.º 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), que trata de indicação e nomeação de parentes da autoridade nomeante para o exercício de cargos políticos.

Inicialmente, a Promotoria de Justiça abriu uma notícia de fato, mas o prazo desta investigação expirou, sendo necessária a continuidade da checagem dos fatos. Com o procedimento preparatório de inquérito civil, o MPAL vai expedir ofício à Prefeitura Municipal de Rio Largo requisitando mais informações sobre a nomeação da filha do prefeito como secretária da Administração.

Outra apuração em andamento pela promotora Loise Maria Teixeira diz respeito à denúncia de que uma servidora do Município acumulava, de maneira ilegal, cargos de professora de 1º ao 5º ano e de auxiliar de serviços gerais. O suposto acúmulo irregular de cargos públicos vai ser investigado para que possa subsidiar um possível inquérito civil público que possa ser instaurado mais à frente.

O MPAL ainda recebeu uma representação relatando que havia inúmeras contratações temporárias de pessoas que já são ligadas à administração (servidores públicos concursados) para exercerem a função cumulativa e em situação de desvio da função original de técnico em enfermagem.

Um ofício também será enviado à Secretaria Municipal de Saúde de Rio Largo pedindo informações referentes a todos os servidores listados na denúncia, devendo ser indicado o nome completo do funcionário, data de admissão, cargo ocupado, vínculo empregatício, carga horária de trabalho e local de trabalho.

As três portarias contendo a abertura dos procedimentos investigativos foram publicadas na edição desta terça-feira (4) do Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público de Alagoas.

*Com informações da GazetaWeb