Política
Paulo e Collor lideram no “voto da fé”: veja a preferência de católicos e evangélicos
Pesquisa foi divulgada na última segunda-feira (19)
Com três candidatos disputando duas vagas para o segundo turno, a eleição para o governo de Alagoas segue “embolada”, faltando apenas 12 dias para o dia da votação.
A campanha começou a ganhar corpo nas ruas, no guia eleitoral e principalmente nas redes, estimulando o eleitor a antecipar sua escolha no Estado – refletindo o clima nacional de polarização.
A segunda roda de pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nessa segunda-feira (19), mostra Paulo Dantas consolidando a liderança a partir da força do governo e dos apoios, a exemplo de Lula (PT) e Renan Filho (MDB).
Outro ponto a ser destacado é a forte reação de Collor, que conseguiu crescer na preferência do eleitor, apesar de ser o que tem menos recursos entre os chamados candidatos competitivos.
O senador Fernando Collor (PTB) recebeu pouco mais de R$ 700 mil de recursos para a campanha, enquanto o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) foi contemplado com mais de R$ 6 milhões do “fundão”. Além disso, o candidato do UB tem o apoio de Arthur Lira (PP), JHC (PSB), deputados estaduais e federais e mais de 30 prefeitos.
Apesar das diferenças, Collor e Cunha aparecem numericamente empatados na preferência do eleitor na pesquisa Ipec, em segundo lugar – ambos com 20%. O desempenho pode ser atribuído em parte ao nível de conhecimento, ao estilo e carisma do candidato do PTB e, claro, aos bolsanaristas alagoanos que o adotaram como um candidato para chamar de seu.
O “voto da fé” (veja tabela) é outro indicador que pode ser usado para avaliar a tendência do voto conservador e bolsonarista no candidato do PTB. Paulo Dantas e Paulo Dantas lideram com ampla margem as preferências entre católicos e evangélicos, que representam a maioria dos eleitores que declaram ter alguma religião.
Paulo Dantas tem 35% da preferência entre os católicos, enquanto Rodrigo e Collor tem 18% cada um de intenções de votos nesse eleitorado.
Entre os evangélicos, Collor tem 27% da preferência, seguido de Cunha com 21% e Paulo Dantas 18%. Paulo Dantas também lidera entre os eleitores que tem outras ou não tem religião, com 27%, seguido de Rodrigo Cunha (23%) e Collor (15%).
O voto evangélico, normalmente mais engajado, especialmente em função da nacionalização da campanha, pode ser decisivo em Alagoas – pelo menos na definição de quem irá para o segundo turno com Paulo Dantas. Mas essa é outra história.
Veja a pesquisa
A pesquisa do Ipec (ex-Ibope). encomendada pela TV Gazeta, revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador de Alagoas.
A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 16 e 18 de setembro em 35 municípios alagoanos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AL-01435/2022.
Veja o resultado da pesquisa estimulada para o 1º turno
Resposta estimulada e única, em %:
Paulo Dantas (MDB): 30% (na pesquisa anterior, de 1/9, estava com 24%)
Rodrigo Cunha (União Brasil): 20% (21% na pesquisa anterior)
Fernando Collor (PTB): 20% (17% na pesquisa anterior)
Rui Palmeira (PSD): 11% (15% na pesquisa anterior)
Professor Cícero Albuquerque (PSOL): 1% (1% na pesquisa anterior)
Luciano Almeida (PRTB): 1% (1% na pesquisa anterior)
Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB): 0% (1% na pesquisa anterior)
Brancos e nulos: 7% (9% na pesquisa anterior)
Não souberam: 10% (12% na pesquisa anterior)


