Política

Ipespe: Lula sobe para 44% e Bolsonaro fica estável, com 35%

Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%, mesmo número da amostra anterior. Simone Tebet (MDB) tem 5%, também estável

Por Metrópoles 03/09/2022 18h06
Ipespe: Lula sobe para 44% e Bolsonaro fica estável, com 35%
Lula e Bolsonaro. - Foto: Ilustração

Pesquisa Ipespe, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel) e divulgada neste sábado (3/9), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança da disputa à Presidência da República, com 44% das intenções de voto, o que indica que ele oscilou positivamente em um ponto percentual, na relação com o levantamento anterior. Em seguida, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, mantém-se estável, com 35%.

Os dados fazem parte do cenário estimulado, em que é apresentada uma lista de candidatos aos entrevistados.

Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%, mesmo número da pesquisa anterior. A senadora Simone Tebet (MDB) tem 5% das intenções, também estável. Segundo a margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Luiz Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) aparecem com 1%; enquanto Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Roberto Jefferson (PTB), Vera Lúcia (PSTU) e Léo Péricles (UP) não atingiram 1%.

A pesquisa também registra que 3% pretendem votar branco ou nulo, e os que não sabem/não responderam representam 2% dos entrevistados.

Pesquisa espontânea

No cenário espontâneo, em que nenhum nome de candidato é apresentado ao eleitor, Lula fica estável. O petista manteve os 40% do levantamento anterior e Bolsonaro, com 33%, oscila para baixo. Em seguida, Ciro aparece com 5% e Tebet, com 2%.

A pesquisa foi realizada por telefone com 1.100 pessoas dos dias 30 de agosto a 1 de setembro, a um custo de R$ 46.200,00, e possui nível de confiança de 95,45%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o BR-09344/2022.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro com diferença de 15 pontos percentuais:

Lula (PT): 53% Jair Bolsonaro (PL): 38%;
Nenhum/branco/nulo: 7%;
Não sabe/não respondeu: 2%.