Política

Líder empresarial fica com uma das vagas mais desejadas da política de Alagoas

Fernando Farias é um dos poucos alagoanos que consegue transitar bem e simultaneamente em diferentes “mundos” políticos em função de sua atuação na área empresarial

Por Blog do Edivaldo Júnior 15/08/2022 18h06 - Atualizado em 15/08/2022 20h08
Líder empresarial fica com uma das vagas mais desejadas da política de Alagoas
Líder empresarial, Fernando Farias será candidato a suplente de senador na chapa de Renan Filho - Foto: Divulgação

Discreto nas suas aparições públicas, mas reconhecido como um dos mais importantes líderes empresariais da atualidade em Alagoas, Fernando Farias ficou com uma das vagas mais cortejadas nas eleições deste ano no Estado – a de primeiro suplente de senador na chapa do ex-governador Renan Filho (MDB).

A definição só saiu nesse domingo (14/08) após uma conversa de “FF” com “RF”. O ex-governador fez o convite, aceito de pronto. Pesou para os dois a longa relação pessoal de Fernando – e não só dele, mas de toda a família Farias – com a família Calheiros. Mas não só.

Farias sempre transitou bem entre os políticos, mas nunca aceitou antes concorrer a nenhum cargo. A disputa na chapa de Renan Filho, tem dito o empresário a vários amigos, se dá como reconhecimento também ao trabalho do ex-governador e a parceria que ele teve no governo com o setor produtivo do Estado.

Até a última hora


A definição da vaga de suplentes na chapa de Renan Filho ficou para a última hora em função de possibilidades na composição política com partidos que estão fora da coligação. Assim como ocorreu com o PDT, poderia correr com outras legendas (segundo diferentes especulações), incluindo o PSB.

A suplência ganha peso em função do favoritismo o ex-governador, que lidera as pesquisas e também das possibilidades do primeiro suplente assumir o mandato – seja com uma eventual volta de Renan Filho ao governo ou na ocupação de cargo no governo federal.

Entre “dois mundos”


Fernando Farias é um dos poucos alagoanos que consegue transitar bem e simultaneamente em diferentes “mundos” políticos em função de sua atuação na área empresarial. Mas qualquer um que o conhece sabe que ele sempre teve uma relação mais próxima entre duas famílias que tem força na política do Estado hoje – os Calheiros e os Caldas- que atuam em campos diferentes.

Nesta eleição um grande amigo de “FF” – não por mera coincidência – vai disputar a mesma vaga que ele, mas em outra chapa. Trata-se de João Caldas, o JC, que confirmou a candidatura de primeiro suplente de senador na chapa de Davi Davino Filho (PP). Mas essa é outra história.