Política

Arthur Lira se declarou como pardo ao TSE nas últimas eleições

Procurada, a assessoria de Lira disse que ele não se manifestaria

Por Redação* 11/08/2022 12h12 - Atualizado em 11/08/2022 13h01
Arthur Lira se declarou como pardo ao TSE nas últimas eleições
Arthur Lira - Foto: Reprodução

O candidato ao senado pelo Rio Grande do Sul pelo Republicanos e vice-presidente da República, Hamilton Mourão e o deputado federal Arthur Lira, do Progressistas de Alagoas, mudaram recentemente a declaração de raça ao Tribunal Superior Eleitoral.

Até 2014, Lira se declarava "branco". Já em 2018 mudou e passou a se apresentar ao Tribunal como pardo. 

Nas eleições de 2006 e 2010, quando também concorreu à Câmara, Lira não informou sua raça. A informação só passou a ser exigida pela Justiça Eleitoral a partir do pleito de 2014.

Procurada, a assessoria de Lira disse que ele não se manifestaria. Segundo o Metrópoles, em reservado, aliados dele dizem que ele fez uma “correção” na raça, porque sua mãe se declara como negra.

MOURÃO

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou ter orgulho de ser descendente de índios. A declaração, em uma rede social, vem após a divulgação da candidatura oficial dele no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nela, sua ficha o identifica como “branco”, enquanto em 2018 o campo era preenchido como “indígena”.

O general disputa, nas eleições de outubro, uma vaga ao Senado Federal pelo estado do Rio Grande do Sul.

“Sou descendente de índios sim, e com muito orgulho. Está estampado no meu rosto e na minha pele, independentemente de qualquer formulário burocrático. Resolveram fazer um escarcéu com um simples erro de preenchimento de um formulário”, reclamou Mourão em um post.