Política

Justiça Eleitoral recebe lista de 244 processos de alagoanos que podem ficar inelegíveis

A lista, aponta os nomes de políticos que tiveram suas contas julgadas irregulares em definitivo nos últimos oito anos

Por Redação* 11/08/2022 11h11 - Atualizado em 11/08/2022 11h11
Justiça Eleitoral recebe lista de 244 processos de alagoanos que podem ficar inelegíveis
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 244 processos de políticos alagoanos que tiveram contas rejeitadas em definitivo pelo Tribunal de Contas da União (TCU). - Foto: Agência Brasil

Nessa quarta-feira (10) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 244 processos de políticos alagoanos que tiveram contas rejeitadas em definitivo pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Agora, será analisado pela Justiça Eleitoral se esses políticos poderão concorrer a cargos nas eleições deste ano.

A lista, conta com os nomes de políticos que nos últimos oito anos, tiveram suas contas julgadas e irregulares e pode ser conferida direto no site do TCU, que continuará a atualizar a relação até 31 de dezembro deste ano.

A Lei da Ficha Limpa, em vigor desde 2010, prevê que gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidades, improbidade administrativa dolosa, ou seja, quando há intenção de cometer o crime ou por decisão judicial que não se caiba mais recursos poderão ser considerados inelegíveis.

Além dos processos de políticos alagoanos, a lista completa traz 6.804 processos, a maioria de casos originados no Nordeste, e outros 16 nomes de pessoas que se encontram no exterior.



*Com informações do G1 Alagoas