Política
Coligação de Rodrigo Cunha pode perder mais um partido
Uma nova baixa deve ser confirmada essa semana na Justiça Eleitoral

No dia da realização da convenção do União Brasil (30/08) a coligação Alagoas Merece Mais, que tem o senador Rodrigo Cunha (UB) como candidato a governador seria formada por nove partidos Federação PSDB/Cidadania, PP, UB, PDT, Podemos, PL, PSB e Solidariedade.
Desde então, a coligação começou a sofrer baixas. A primeira legenda a desembarcar foi a do PDT, de Ronaldo Lessa, que se coligou com o MDB de Paulo Dantas. Em seguida, o PL, que estava sob coordenação de Arthur Lira confirmou coligação com o PTB de Fernando Collor.
Depois de realizadas as convenções, em 5 de agosto, novas baixas foram confirmadas. O Podemos se coligou com o MDB e o PSB de JHC decidiu sair isolado, sem candidato a governador.
Uma nova baixa deve ser confirmada essa semana na Justiça Eleitoral.
O Solidariedade, de Paulinho da Força, está mergulhado num verdadeiro imbróglio em Alagoas. O partido registrou três convenções no Estado. Em uma, decidiu coligar com Paulo Dantas. Na outra, confirmou coligação com Paulo Dantas.
“O problema é que essa convenção que realizaram no dia 5, que fez a opção pelo Rodrigo Cunha, está cercada de irregularidades. O processo é tão estranho que a reunião do partido foi convocada para um endereço residencial, para a casa de uma dirigente partidária, o que fere a legislação”, aponta um influente interlocutor envolvido no “imbróglio”.
Segundo o interlocutor, a outra convenção foi realizada no dia 2 de agosto, dentro do rito processual normal. “Esse outro grupo alega ter conseguido uma liminar para fazer a convenção no dia 5, mas estranhamente, como será comprovado em juízo, a liminar só foi expedida no dia 6 de agosto”, resume.
Se a Justiça acatar como válida a convenção do dia 2 e não a do dia 5, a coligação de Rodrigo Cunha sofrerá mais uma baixa – e significativa. São cerca de 15 segundos do tempo do Guia Eleitoral que sairão do candidato do UB para reforçar o tempo do candidato do MDB.


