Política

Prefeito de Rio Largo mostra escrituras do aeroporto e chama ação da SMTT de invasão

Gilberto Gonçalves por meio das redes sociais, repudiou o ato e destacou como ação truculenta; confira

Por Redação 21/07/2022 18h06 - Atualizado em 21/07/2022 19h07
Prefeito de Rio Largo mostra escrituras do aeroporto e chama ação da SMTT  de invasão
Gilberto Gonçalves e o Superintende da SMTT de Rio Largo, Washington Miranda. - Foto: Reprodução/Instagram

No final da tarde desta quinta-feira, 21, o prefeito Gilberto Gonçalves, usou as suas redes sociais para repudiar o que chamou de invasão da SMTT de Maceió ao Aeroporto Zumbi dos Palmares. Ele considerou o ato como desrespeito ao Pacto Federativo e apresentou as escrituras do aeroporto.

“Fomos surpreendidos com a chegada da SMTT de Maceió no aeroporto de Rio Largo. Um ato desrespeitoso ao Pacto Federativo, invasão de domínio e uma ação truculenta do João Henrique Caldas, vulgo JHC. Está na lei, que o aeroporto está em terras riolarguenses. O aeroporto de Rio Largo é registrado dentro deste município, conforme sua escritura”, declarou.


Segundo o prefeito, o aeroporto está localizado no município de Rio Largo de acordo com a Lei Estadual nº1785 de 5 de abril de 1954 e a sua escritura foi registrada dentro do município pela matrícula 1.326, no dia 06 de novembro de 1978, no primeiro Registro de Imóveis e Hipotecas de Rio Largo. Gilberto Gonçalves salientou ainda que “manterá seu compromisso em defender os interesses da população, no princípio da legalidade, pois Rio Largo merece respeito”, concluiu.

O Superintende da SMTT de Rio Largo, Washington Miranda afirmou que “Os agentes da SMTT municipal realizam a segurança viária há anos, além da Prefeitura de Rio Largo ser responsável pela limpeza urbana, iluminação adequada e outras manutenções”.

A Prefeitura de Maceió divulgou uma matéria no qual utiliza informações de um laudo técnico do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e de diagnóstico da Malha Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para afirmar que 61% da área do Aeroporto Zumbi dos Palmares está localizada em Maceió. Os outros 39% são do município de Rio Largo.

Fato é que a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió iniciou as ações no aeroporto e ocupou o perímetro majoritário com ações educativas e de fiscalização, uma vez que na área maceioense do aeroporto estão localizados o estacionamento, a parte administrativa e lojas. . 

A Prefeitura municipal de Rio Largo reitera ainda seu compromisso e informa que os agentes da SMTT continuarão realizando a segurança viária do aeroporto sob jurisdição territorial.

Com informações da Assessoria.