Política
Pesquisa mostra duplo empate técnico na disputa pelo governo de Alagoas
O governador Paulo Dantas (MDB) aparece na liderança, mas em situação de empate técnico com o senador Fernando Collor (PTB)

O Paraná Pesquisas divulgou na quinta-feira (07/07) resultado de sondagem de opinião para o governo de Alagoas. O instituto montou um cenário com apenas os quatro principais pré-candidatos ao governo.
Confirmando resultados divulgados por outros institutos de pesquisa divulgados esta semana, o governador Paulo Dantas (MDB) aparece na liderança, mas em situação de empate técnico com o senador Fernando Collor (PTB). Em terceiro lugar, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil), que liderava as intenções de voto no último Paraná Pesquisas divulgado há um mês, também está em empate técnico com o Rui Palmeira (PSD).
O duplo empate técnico, na primeira e na terceira posição, configura um acirramento da pré-campanha que tende a não se manter durante o período da campanha. A tendência, de acordo com observação de eleições anteriores e com o alinhamento das forças políticas é que apenas três destes três pré-candidatos sigam na disputa por uma vanga no segundo turno.
Resultados
Todos os pré-candidatos ao governo perderam pontos com a entrada de Fernando Collor na disputa pelo governo.
Rodrigo Cunha, da União Brasil, que liderava as intenções de voto nas duas primeiras sonagens do Paraná Pesquisas, caiu mais de 11 pontos percentuais e ficou na terceira posição (17,5%), em situação de empate técnico com Rui Palmeira. O pré-candidato do PSD perdeu pouco mais de 7 pontos percentuais e teve 15,1% das intenções de votos.
O governador Paulo Dantas perdeu 1,3 ponto percentual em relação ao levantamento anterior, mesmo assim assumiu a liderança com 24.9% das citações.
O senador Fernando Collor aparece em segundo lugar, com 22,8% das intenções de voto, confirmando uma tendência de polarização com Paulo Dantas e um desempenho que o torna um dos favoritos na briga por uma vaga no segundo turno.
Dos entrevistados, 11% dos votariam em nenhum dos nomes apresentados, ou em branco ou nulo. Não sabe, não respondeu, 8,6%. Confira a evolução dos números.
Espontânea
Na espontânea (veja as tabelas) Paulo Dantas tem 10,2%, seguido de Collor com 5,2%, Rodrigo com 4%, Rui Palmeira com 2,3%, Renan Filho com 2,9% e outros 1%. Ninguém, branco e nulo teve 6,9% e não sabem respondeu 67,5%
A pesquisa
A sondagem do Paraná foi feita por encomenda da TV Pajuçara. O instituto ouviu 1510 eleitores com 16 anos ou mais em 34 municípios alagoanos entre os dias 01 e 05 de julho de 2022. A amostra atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais. As pesquisas estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral sob o número AL-07421 e sob o número BR-00617/2022.


