Política

Rodrigo volta a cair em pesquisa e agora empata com Paulo e Rui Palmeira

Cunha perdeu 1,7 ponto percentual em relação à pesquisa realizada há um mês

Por Blog do Edivaldo Júnior 10/06/2022 09h09 - Atualizado em 10/06/2022 09h09
Rodrigo volta a cair em pesquisa e agora empata com Paulo e Rui Palmeira
Senador Rodrigo Cunha (UB) é pré-candidato ao governo de Alagoas - Foto: Reprodução

O resultado de sondagem do Paraná Pesquisas divulgado nessa quinta-feira (09/06) aponta para uma situação de empate triplo nas eleições de Alagoas e consolida uma trajetória descendente do senador e pré-candidato ao governo do União Brasil ao governo, Rodrigo Cunha.

No novo levantamento, Cunha perdeu 1,7 ponto percentual em relação à pesquisa do mesmo instituto, realizada há um mês, no começo de maio de 2022. Ele aparece com 26,9% ante 28,6% da sondagem anterior. No mesmo Paraná Pesquisas, Cunha tinha mais de 32,2% a 36,9% das intenções de voto, dependendo do cenário.

Outros institutos, a exemplo do Data Sensus também registraram em pesquisas recentes quedas de Cunha na preferência do eleitor.

Com o resultado da nova pesquisa, Rodrigo Cunha aparece agora tecnicamente empatado dentro da margem de erro (2,6%) com os pré-candidatos Paulo Dantas (MDB) e Rui Palmeira (PSD) que foram citados. O atual governador aparece em segundo com 25,6% das intenções de votos e o ex-prefeito de Maceió com 24,2%.

O levantamento não levou em conta a pré-candidatura do senador Fernando Collor (PTB), que deve se lançar ao governo estadual no próximo dia 14, desistindo da reeleição ao Senado. Seu principal objetivo é montar o palanque de Jair Bolsonaro em Alagoas.

Espontânea


Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores, Paulo Dantas lidera com 8,4% das citações, seguido do ex-governador Renan Filho (MDB) que foi citado por 4,6%. Em terceiro, aparece Rodrigo Cunha com 3,8%, seguido de Rui Palmeira com 2,2%. Fernando Collor, que não foi citado na pesquisa anterior aparece com 1,9% na espontânea. Não sabe, não respondeu 68,8%, ninguém branco e nulo 8,7%.

A citação de Collor na espontânea reflete o aumento da expectativa em relação ao lançamento de sua pré-candidatura ao governo.

Nesse cenário, a entrada de Collor em dobradinha com Jair Bolsonaro pode embolar ainda mais a disputa pelo governo de Alagoas. Mas essa é outra história.

A pesquisa


A TV Pajuçara divulgou nessa quinta-feira, 09, a segunda pesquisa de intenção de votos das Eleições 2022. O levantamento, feito pelo Paraná Pesquisas, ouviu 1.510 eleitores em 35 municípios alagoanos entre os dias 04 e 8 de junho. O nível de confiança é de 95% com uma margem estimada de erro de 2,6% para os resultados gerais. Conheça os números:

A pesquisa para Presidente da República está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número nº BR-04116/2022 (para Presidente da República) e sob o nº AL 04485/2022 para senador e governador do estado.