Política

Nova pesquisa eleitoral Ipespe mantém Lula com 12% à frente de Bolsonaro

Pesquisa encomendada pela XP Investimentos foi realizada no período de 16 a 18 de maio

Por É Assim 20/05/2022 12h12
Nova pesquisa eleitoral Ipespe mantém Lula com 12% à frente de Bolsonaro
Lula x Bolsonaro - Foto: Reprodução

Encomendada pela XP Investimentos, a nova pesquisa pesquisa eleitoral Ipespe,mostrou estabilidade no cenário da corrida presidencial. Os pré-candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) mantiveram as mesmas pontuações da última pesquisa, realizada na semana passada.

O ex-presidente Lula continua à frente do rival com 44%. Bolsonaro segue atrás com 32%.
Na sequência, Ciro Gomes (PDT), que alcançou os mesmos 8% da última leitura, e João Doria (PSDB), que oscilou de 3% para 4%. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) mantiveram 2% cada, e o restante não pontuou.

Indecisos, brancos e nulos somaram 8%, o menor percentual desde setembro do ano passado.

A estagnação de Bolsonaro veio depois de uma sequência de levantamentos, desde janeiro, em que o presidente registrava tendência de alta. O atual chefe do Executivo pode, portanto, ter batido em seu teto.

No segundo turno, Bolsonaro e Lula oscilaram um ponto para menos, mantendo a diferença em 19 pontos em favor do petista, agora com o placar se 53% a 34%.
Foram feitas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 16, 17 e 18 de maio. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08011/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde os nomes que vêm à cabeça, sem que o entrevistador apresente opções, Lula e Bolsonaro mantiveram as pontuações da semana anterior: 39% e 29%, respectivamente.