Política

TRE cassa mandato de vereador de Rio Largo por compra de votos em 2020

Cabo eleitoral do vereador também foi condenado; ele foi preso em flagrante

Por Redação com Assessoria 09/05/2022 12h12 - Atualizado em 09/05/2022 13h01
TRE cassa mandato de vereador de Rio Largo por compra de votos em 2020
Decisão do Tribunal Regional Eleitoral foi tomada por unanimidade - Foto: Reprodução

O vereador Vanildo Rufino dos Santos (PP/AL), da cidade de Rio Largo, região Metropolitana de Maceió, teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral por compra de votos nas eleições de 2020. Ele também foi condenado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico.

O cabo eleitoral do vereador, Paulo Beserra Leite, também foi condenado. Ambos tiveram seus direitos políticos cassados. Paulo foi flagrado durante ação de compra de votos na cidade de Rio Largo. Ele estava em posse de anotações de controle de pagamento a eleitores do vereador.

"Eleições viciadas pela compra de votos não refletem a vontade legítima do eleitorado”, destacou Antônio Henrique de Amorim Cadete, Procurador Regional Eleitoral.

Em votação ocorrida na última quarta-feira (4), o pleno do TRE/AL decidiu, por unanimidade de votos, atender às razões do Ministério Público Eleitoral (MPE), que sustentou as provas contidas no processo. Sendo assim, considerando como prática de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico em prol da candidatura de Vanildo Rufino.