Política

Aumento do servidor deve sair em duas etapas: PPCS primeiro e depois reajuste geral

A expectativa é que os aumentos que serão concedidos a partir da reestruturação do PCCS entrem em vigor já este mês

Por Blog de Edivaldo Junior 11/03/2022 05h05
Aumento do servidor deve sair em duas etapas: PPCS primeiro e depois reajuste geral
Divulgação - Foto: Reprodução

O governo enviou para a Assembleia Legislativa de Alagoas na quinta-feira (10/03), como antecipado pelo blog do Edivaldo Junior, os projetos de lei que propõe a reestruturação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de servidores de nível médio e elementar da chamada “carreira geral”, além de planos específicos de várias categorias de nível superior e técnico.

Também foi entregue, em “mãos”, ao líder da maioria no parlamento e provável governador também, as proposta de reajuste geral de 10,0% para todo o funcionalismo e de 15% para pessoal da área militar, policiais civis e servidores do Detran.

Ao receber o do governador Renan Filho os projetos de lei, o deputado estadual Paulo Dantas adiantou que os projetos serão aprovados com “celeridade”, para que os reajustes sejam concedidos dentro do prazo prometido pelo Governo do Estado.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, a expectativa é que os aumentos que serão concedidos a partir da reestruturação do PCCS entrem em vigor já este mês. Já o reajuste geral deve ser concedido a partir de abril.

“Fizemos todos os estudos, inclusive de impacto econômico. O aumento está sendo dado com responsabilidade fiscal e absolutamente dentro da capacidade de pagamento do Estado. Pelo que programamos, em março será dado o aumento do PCCS. Já o reajuste geral está previsto para abril. Isso possibilitará inclusive que os valores da tabela do PCCS já sejam corrigidos com o reajsute, que representa na verdade a recomposição da inflação, enquanto os novos PCCS corrigem distorções antigas, unificando carreiras e acabando com várias distorções na remuneração dos servidores”, aponta.

As tabelas e os projetos de lei serão publicados na edição do Diário Oficial do Estado de Alagoas desta sexta-feira.