Política

Lula afirma: "O presidente da Câmara tem mais poder que o presidente da República”

Em discurso Lula argumentou que “nunca na história deste país” houve um presidente da República “tão fragilizado diante do Congresso Nacional

Por Redação 10/03/2022 15h03 - Atualizado em 10/03/2022 15h03
Lula afirma: 'O presidente da Câmara tem mais poder que o presidente da República”
RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA - Foto: Reprodução

Em encontro organizado em comemoração ao dia da mulher, onde se fizeram presentes mulheres de movimentos, o ex-presidente e pré-candidato ao PT, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), fez duras críticas ao atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e a posição adotada pelo mesmo. Segundo as falas de Lula, com o chamado orçamento secreto o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), passou a ter mais poder sobre a política de investimentos do que o próprio presidente.

O ex-parlamentar criticou ainda a "fragilidade" de Bolsonaro perante o Congresso, "As instituições estão feridas. Muitas vezes, eu fico pensando aonde nós chegamos. O Congresso Nacional chegou a construir um orçamento secreto em que o presidente da Câmara (Lira) tem mais poder na política de investimento neste país do que o presidente da República”, afirmou.

O pré-candidato do PT, usou um chavão que costumava falar em sua gestão, de que “nunca na história deste país” houve um presidente da República “tão fragilizado diante do Congresso Nacional, tão incompetente”, e continuou, "Me parece que ele [Bolsonaro] foi preparado a vida inteira para falar bobagem, para mentir, para ofender, para agredir, para provocar. É um presidente que nunca fez um gesto lendo um caderno, mas só um gesto de vender arma e de dar tiro, de metralhadora, de fuzil. O Brasil não precisa disso”, disse o petista.

*Com informações do Metrópoles