Política
Deputado Arthur do Val diz que cometeu "Erro em momento de empolgação"
Afirmou ainda que mandou mensagem ‘infeliz’ e pediu que as pessoas entendam ‘o contexto’

Arthur do Val que é deputado estadual (Podemos-SP), afirmou que os áudios em que disse que mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres” foram um erro em um momento de empolgação. “Foi errado o que eu falei. Não é o que eu penso. O que eu falei foi um erro em um momento de empolgação”, declarou o parlamentar ao ser questionado por jornalistas.
“Eu fui para fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz e a impressão que passou foi de que eu fui fazer outra coisa. Então, se as pessoas quiserem me julgar pelo que eu falei, as pessoas têm esse direito, fica à vontade. Eu só peço que entendam o contexto. São dois contextos diferentes. Uma coisa é o Arthur que foi lá fazer a missão, fez e saiu. A outra coisa é o Arthur que mandou um áudio privado para os amigos de forma errada, descabida, não foi a melhor das posturas. É nítido aquilo. Mas como falei, é um áudio privado”, completou.
O deputado, que é pré-candidato ao governo de São Paulo, foi à Ucrânia no último dia 28 para acompanhar o conflito com a Rússia. Na sexta-feira, (05), áudios em que o deputado faz declarações machistas sobre refugiadas ucranianas causou repercussão nas redes sociais. “Elas olham. E vou te dizer: são fáceis porque elas são pobres. E aqui a minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Depois eu conto a história. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, dois grupos de ‘mina’, e assim, é inacreditável a facilidade”, diz o deputado em uma das mensagens.
“Eu nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas, irmão, imagina uma fila de 200 metros, só deusa. É um bagulho fora de série. Se você pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila das refugiadas aqui”, diz o parlamentar em outro trecho.
Depois da repercussão negativa, o deputado publicou um vídeo com pedido de desculpas em seu canal do YouTube. Ele admitiu que o conteúdo dos áudios foi machista. “Eu estou sendo moleque. Essa não é a postura que você espera de mim, essa não é a postura que as pessoas esperam de mim. Aquilo é meu lado moleque”, disse.
Após o episódio, Arthur do Val disse que não sabe se vai continuar a ser pré-candidato ao governo de São Paulo. “Não quero atrapalhar a terceira via, não quero atrapalhar meu partido, não quero atrapalhar ninguém. Se isso for melhor, eu tiro [a candidatura], não tem problema”, concluiu.
