Política
Sai primeira declaração de voto de um deputado federal para governador em AL
Na representação alagoana da Câmara dos Deputados, todos os parlamentares serão candidatos

A bancada federal de Alagoas tem três senadores e nove deputados federais. Todos tem, por tabela, projetos e, principalmente, candidatos para este ano.
O senador Rodrigo Cunha é pré-candidato ainda não declarado a governador. O senador Fernando Collor é candidato a reeleição e parte com a missão de montar o palanque de Bolsonaro em Alagoas. O senador Renan Calheiros não é candidato, mas trabalha para montar as chapas do MDB para deputado federal e deputado estadual.
Na representação alagoana da Câmara dos Deputados, todos os parlamentares serão candidatos a reeleição ou a nada. Sim, existem chances de que um dos nove federais desista, mas todos trabalham neste momento na montagem de chapas proporcionais.
Apesar de diferentes sinalizações e gestos, nenhum parlamentar federal havia declarado voto até o momento.
O deputado federal Marx Beltrão foi o primeiro a declarar o voto para governador. Durante discurso, ontem, num evento na sede da Fetag-AL, o parlamentar anunciou que vai votar em Paulo Dantas.
“Por isso, me chamou muita atenção, aqui, sua fala [referindo-se a Paulo Dantas] e, como deputado federal e defensor da agricultura familiar, eu te digo: fiquei muito contente ao ouvir isso de Vossa Excelência. E, do mesmo jeito que você falou publicamente, eu te digo publicamente: você acabou de conquistar o meu voto. Vamos trabalhar e vamos à luta”, anunciou Beltrão.
Dos outros federais, apenas Pedro Vilela pode apoiar, no cenário atual, Rodrigo Cunha. Mas como o senador ainda não declarou que é pré-candidato, ninguém disse que o apoiava.
Paulo Dantas, além de Marx Beltrão pode ter o apoio de Severino Pessoa, Isnaldo Bulhões, de “cara”. Dependendo da evolução das alianças, Paulo Dantas pode ter em seu palanque Arthur Lira, Paulão e Sérgio Toledo, com boas possibilidades de aliança ainda com Tereza Nelma e Nivaldo Albuquerque.
Alguns destes deputados também podem compor com Cunha ou Rui Palmeira – a depender das federações ou coligações nacionais.
Arthur Lira, como se sabe, já avisou que pode votar em Paulo Dantas, mas vai esperar que Renan Filho deixe (ou não ) o governo para bater o martelo.
Mas essa é outra história.
