Política

Sai primeira declaração de voto de um deputado federal para governador em AL

Na representação alagoana da Câmara dos Deputados, todos os parlamentares serão candidatos

Por Blog de Edivaldo Junior 19/02/2022 06h06
Sai primeira declaração de voto de um deputado federal para governador em AL
Deputado federal Marx Beltrão - Foto: Reprodução

A bancada federal de Alagoas tem três senadores e nove deputados federais. Todos tem, por tabela, projetos e, principalmente, candidatos para este ano.

O senador Rodrigo Cunha é pré-candidato ainda não declarado a governador. O senador Fernando Collor é candidato a reeleição e parte com a missão de montar o palanque de Bolsonaro em Alagoas. O senador Renan Calheiros não é candidato, mas trabalha para montar as chapas do MDB para deputado federal e deputado estadual.

Na representação alagoana da Câmara dos Deputados, todos os parlamentares serão candidatos a reeleição ou a nada. Sim, existem chances de que um dos nove federais desista, mas todos trabalham neste momento na montagem de chapas proporcionais.

Apesar de diferentes sinalizações e gestos, nenhum parlamentar federal havia declarado voto até o momento.

O deputado federal Marx Beltrão foi o primeiro a declarar o voto para governador. Durante discurso, ontem, num evento na sede da Fetag-AL, o parlamentar anunciou que vai votar em Paulo Dantas.

“Por isso, me chamou muita atenção, aqui, sua fala [referindo-se a Paulo Dantas] e, como deputado federal e defensor da agricultura familiar, eu te digo: fiquei muito contente ao ouvir isso de Vossa Excelência. E, do mesmo jeito que você falou publicamente, eu te digo publicamente: você acabou de conquistar o meu voto. Vamos trabalhar e vamos à luta”, anunciou Beltrão.

Dos outros federais, apenas Pedro Vilela pode apoiar, no cenário atual, Rodrigo Cunha. Mas como o senador ainda não declarou que é pré-candidato, ninguém disse que o apoiava.

Paulo Dantas, além de Marx Beltrão pode ter o apoio de Severino Pessoa, Isnaldo Bulhões, de “cara”. Dependendo da evolução das alianças, Paulo Dantas pode ter em seu palanque Arthur Lira, Paulão e Sérgio Toledo, com boas possibilidades de aliança ainda com Tereza Nelma e Nivaldo Albuquerque.

Alguns destes deputados também podem compor com Cunha ou Rui Palmeira – a depender das federações ou coligações nacionais.

Arthur Lira, como se sabe, já avisou que pode votar em Paulo Dantas, mas vai esperar que Renan Filho deixe (ou não ) o governo para bater o martelo.

Mas essa é outra história.