Política

Renan Filho fará discurso de “despedida” hoje na Assembleia Legislativa

Em sessões como esta, o governador apresenta o balanço das realizações do ano anterior e apresenta ao Parlamento o Plano de Governo para o exercício do ano vigente

Por Assessoria 15/02/2022 05h05 - Atualizado em 15/02/2022 05h05
Renan Filho fará discurso de “despedida” hoje na Assembleia Legislativa
Renan Filho - Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa marca o retorno das atividades parlamentares por meio de Sessão Solene de instalação dos trabalhos da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, programada para esta terça-feira, (15), às 9 horas.

Será, para alguns deputados estaduais, a última sessão deste tipo. Dos 27 parlamentares, um (Olavo Calheiros) não vai disputar mais eleições. Outros quatro (Paulo Dantas, Davi Davino Filho, Jó Pereira e Antônio Albuquerque) planejam disputar outros mandatos.

Em sessões como esta, o governador apresenta o balanço das realizações do ano anterior e apresenta ao Parlamento o Plano de Governo para o exercício do ano vigente.

Nas sessões anteriores em que compareceu, Renan Filho sempre falou de projetos em tom otimista, o que deve se repetir na sessão de hoje.

Para Renan Filho, será a última sessão solene de abertura de uma legislatura. Mesmo que até o final do mandato – o que é improvável no cenário de hoje – o governador será outra no começo da próxima legislatura, daqui a um ano.

Será uma oportunidade para Renan Filho fazer seu discurso de “despedida” do parlamento – e ele não vai desperdiçar. Pode apostar. Mais do que isso, o governador dará sinais claros da aliança que constrói com o parlamento para a eleição de seu sucessor.

O escolhido por ele e Marcelo Victor, não há mais dúvidas, é o deputado estadual Paulo Dantas, líder da maioria no Legislativo. Depois disso, Renan Filho não voltará mais ao parlamento. Sua renúncia, se acontecer (poderá ser anunciada em meados do próximo mês) será comunicada a Assembleia Legislativa, que empossará um governador tampinho (por 30 dias) e convocará a eleição do governador tampão.

Renan Filho, Paulo Dantas e Marcelo Victor devem repetir os gestos e fotos em que marcaram a sessão solene de abertura do ano legislativo de 2019. Os três apareceram juntos, todo o tempo, no primeiro mandato de MV como presidente da Casa. Agora, ao lado dele e de Paulo Dantas, para quem vai passar a “caneta” o governador deverá consolidar uma aliança para as eleições deste ano. Ao que tudo indica, Renan Filho fará dobradinha com Paulo Dantas. Ele como candidato ao Senado e o deputado como candidato ao governo. E Marcelo Victor? Para ele, o Parlamento é o mundo.

A sessão

A despedida de Renan Filho do parlamento alagoanos será como manda a regra, com pompa e protocolo. Na oportunidade, o presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, receberá o governador do Estado, Renan Calheiros Filho, que passará em revista às tropas da Polícia Militar, em frente a sede do Legislativo. O chefe do Executivo virá ao Parlamento para apresentar o Plano de Governo para o exercício de 2022.

A expectativa, segundo a assessoria da ALE é a de que este ano “seja tão produtivo quanto os últimos três, na avaliação dos parlamentares. Mesmo com 2022 sendo um período atípico, devido a realização das eleições gerais, o Parlamento deverá manter seu ritmo de atividades”.