Política

Em entrevista, Calheiros sugere aliança entre MDB e União Brasil, diz Veja

Segundo o senador alagoano, uma federação entre as duas siglas poderia oferecer ao futuro governo uma bancada de 130 deputados

Por redação com informações da Coluna Radar, da Revista Veja 09/02/2022 16h04 - Atualizado em 09/02/2022 16h04
Em entrevista, Calheiros sugere aliança entre MDB e União Brasil, diz Veja
O relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em entrevista nesta quarta-feira (9) à GloboNews, o senador alagoano Renan Calheiros defendeu que o MDB, seu partido, apoie Lula já no primeiro turno das eleições presidenciais. E, nesse cenário, o experiente político sugeriu a formação de uma federação entre o MDB e o União Brasil, o novo e poderoso partido criado pela fusão de DEM e PSL.

Segundo o senador alagoano, uma federação entre as duas siglas poderia oferecer ao futuro governo uma bancada de 130 deputados. Seria uma forma de combater o hegemonismo do centrão nas barganhas do Congresso.

Vale lembrar que a federalização dos partidos pode facilitar a aliança da Assembleia Legislativa de Alagoas, comandada pelo presidente Marcelo Victor (atual DEM e futuro Aliança Brasil) e o Governador de Alagoas, Renan Filho (MDB).

Simone Tebet, a pré-candidata à presidência pelo MDB, na visão de Calheiros, é um ótimo quadro partidário, mas sem chances de avançar na corrida eleitoral. Questionado sobre como seria possível acomodar, numa federação com o União Brasil, um futuro apoio a Lula, já que o partido tem quadros como ACM Neto e Ronaldo Caiado, o emedebista minimizou. Disse que essa discussão viria depois da necessária união das duas siglas.

Para provocar João Doria, o presidenciável do PSDB, Calheiros também adicionou o PSDB nessa possível aliança com o União Brasil. Para Calheiros, o tucano não tem chance de avançar nas pesquisas, o que fará o seu partido a repensar a candidatura. “A terceira via não tira votos dos dois candidatos que estão na frente”, diz Calheiros.

As informações são da Coluna Radar, da Revista Veja.