Política
Arapiraca: vereadores discutem amanhã (21) PL que visa tornar Clube dos Fumicultores patrimônio cultural
Projeto tem como objetivo preservar o valor cultural e histórico do local

Um Projeto de Lei (PL), apresentado na Câmara de Vereadores de Arapiraca na última terça-feira (14), será discutido em uma sessão ordinária amanhã (21). O PL, de autoria do vereador Márcio do Canaã (MDB-AL), propõe converter o Clube dos Fumicultores, um marco histórico do município, em um patrimônio cultural.
O objetivo do projeto é preservar o patrimônio, que tem sofrido degradação ao longo do tempo com as dificuldades do clube com a manutenção do local.
Segundo o vereador, o prédio tem um forte aspecto cultural e histórico para o município. Sendo um local de festas tradicionais para a população arapiraquense e um ponto de palestra para personalidades nacionais que passavam pela cidade.
“Eu acredito que se nós arapiraquenses não tomarmos uma iniciativa, e tentar zelar pela parte cultural, isso vai se perder. Estou com esse projeto, vou pedir a sensibilização dos companheiros vereadores para que o aprovem, porque acredito ser de extrema importância. Arapiraca nasceu da cultura do fumo e o clube não era para estar numa situação como essa”, afirmou o parlamentar.
Agora, com o PL do vereador Márcio, a ideia é tombar todo o complexo que faz parte do clube, e com isso garantir a sua preservação no local original.
