Política
Fátima Canuto repudia ação política que a impediu de receber título de cidadã honorária
A parlamentar considerou o fato discriminatório e preconceituoso contra a participação feminina na política.
Em pronunciamento durante a sessão ordinária de quinta-feira, (16), a deputada Fátima Canuto (PSC) falou de seu repúdio com uma ação política que teria sido organizada pela atual gestão da Prefeitura de Marechal Deodoro, impedindo-a de ser agraciada com o título de cidadã honorária do município. A parlamentar considerou o fato discriminatório e preconceituoso contra a participação feminina na política. A proposta para a concessão do título à deputada foi de iniciativa do vereador Marcelo Moringa. “O projeto tinha parecer favorável, votado em primeiro turno favorável por unanimidade, e ontem, para surpresa de todos, o título foi negado à minha pessoa”, disse Fátima Canuto.
“Tenho serviços prestados ao Estado de Alagoas, domicílio e propriedade em Marechal Deodoro, onde gero emprego e renda no município. Atitudes como essa só me incentivam a cada vez mais lutar por dias melhores em benefício de todos os alagoanos”, rebateu Fátima Canuto, acrescentando a importância da participação feminina na política.
O presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, ao se solidarizar com Fátima Canuto, disse que essa articulação política foi uma deselegância. “É obvio que a senhora foi vítima de uma articulação política, no mínimo desastrosa, que demonstra uma falta de capacidade de convivência com os diferentes e extremamente deselegante, não apenas pelo fato de a senhora ser mulher, mas por ser uma deputada prestigiadíssima”, avalia Victor.
Na sequência, a deputada Ângela Garrote (PP) disse que a colega de plenário "não pode se abalar com coisas pequenas”. O deputado Cabo Bebeto (PTC) disse que já vem alertando sobre algumas atitudes da Prefeitura de Marechal Deodoro. Os deputados Inácio Loiola (PDT) e Ronaldo Medeiros (MDB) também foram solidários com a deputada Fátima Canuto. “Lamento profundamente essa atitude pequena, pusilânime, subserviente de alguns vereadores que fazem o Parlamento deodorense”, expressou Loiola. Para Medeiros, atitudes como essas são inconcebíveis. “Acho que na política e na vida precisamos de atitudes grandes. Essa, infelizmente, foi pequena”, argumentou o parlamentar.
Em tempo real
Chuvas intensas podem atingir o Litoral e a Zona da Mata neste fim de semana
Adeal abre a primeira etapa da campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos de 2026
Rios do norte de Alagoas entram em nível de atenção
Trump informa ao Congresso fim das hostilidades com Irã, mas mantém alerta

