Política

Pedro Vilela aposta em pautas de JHC e pode “herdar” votos do prefeito

Câmara dos Deputados aprovou a PEC que garante o pagamento dos 60% aos professores

Por Blog Edivaldo Júnior 16/12/2021 07h07
Pedro Vilela aposta em pautas de JHC e pode “herdar” votos do prefeito
Câmara dos Deputados aprovou a PEC que garante o pagamento dos 60% aos professores - Foto: Assessoria

O deputado federal Pedro Vilela assumiu a vaga de João Henrique Caldas na Câmara dos Deputados em janeiro deste ano. Deste então, tem trabalhado não só para ajudar a gestão do prefeito em Maceió, como tem se dedicado a manter no Congresso Nacional pautas defendidas por JHC.

Nessa terça-feira, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC que garante o pagamento dos 60% aos professores. Só em Maceió são mais de R$ 180 milhões que estão no caixa da prefeitura, esperando “segurança jurídica”, para serem rateados com os professores do município.

Leia mais: Com articulação de Pedro Vilela, PEC garante os 60% do Fundef aos professores


Em todo Alagoas, a estimativa é que os precatórios do Fundef somam mais de R$ 1 bi que poderão ser pago a professores.

Em 2018, JHC foi o deputado federal mais votado do Brasil, proporcionalmente. E muitos atribuem o “excesso” de votos a atuação do ex-deputado federal em causas de interesse da educação, em especial o pagamento do rateio do Fundef.

TCU e STF ficaram contra o pagamento dos precatórios do Fundef a professores. A causa era dada como perdida. Mas a persistência de alguns parlamentares manteve a pauta viva e agora, com a PEC aprovada, a questão deve ser finalmente resolvida.

E Pedro Vilela foi agora, como substituto de JHC, um dos principais articuladores da aprovação da PEC. Ele segue os passos de João Henrique. E trabalha para ser reeleito a partir de pautas que tem muito a ver com a atuação do ex-deputado.

Agora é esperar para saber se vai conseguir “herdar” parte dos votos que o prefeito teve como candidato a federal.