Política
Mesmo “desconhecido” Paulo fica em 2o em Maceió e deve “crescer mais”, diz analista
O Ibrape divulgou essa semana pesquisa de opinião sobre a eleição de governador

O Ibrape divulgou essa semana pesquisa de opinião sobre a eleição de governador. O instituto montou um cenário estimulado com três possíveis candidatos ao governo de Alagoas no próximo ano.
No resultado geral divulgado pelo Gazetaweb (veja aqui),Rodrigo Cunha fica com 30%, Paulo Dantas com 18% e Jó Pereira com7%. Indeciso 26% e 19% de branco e nulo.
O instituto também disponibilizou o resultado por região. No corte regional, como antecipei, os candidatos têm desempenho diferente.
No sertão, área de atuação de Paulo Dantas, onde é mais conhecido, o deputado coloca vantagem de 28 pontos sobre Cunha. Na região o parlamentar tem a preferência de 41% dos eleitores, Rodrigo Cunha aparece em segundo com 13%, seguido de Jó Pereira com 3%. Indecisos 25% e 18% de brancos e nulos.
O Ibrape também divulgou o resultado estratificado da capital e região metropolitana. Nesse corte, o senador Rodrigo Cunha tem um dos seus melhores desempenhos e alcança 35%. A surpresa, para muitos analistas fica por conta do desempenho de Paulo Dantas. Pouco conhecido na capital, o deputado ficou em segundo, com 12%, seguido de Jó Pereira com 4%. Indecisos 27% e 22% de brancos e nulos.
O diretor do Ibrape, Francivaldo Diniz, avalia que a campanha tende, no cenário de hoje, a evoluir para uma polarização entre o deputado e o senador.
Analista experiente da política local, Diz avalia que Rodrigo Cunha tende a se estabilizar no patamar atual, enquanto Paulo Dantas deve ter uma trajetória de crescimento.
“Tem gente avaliando que o Paulo se for candidato ao governo, será candidato como deputado. Não será assim. Pelo que se sabe, se for candidato ele vai disputar o cargo como governador tampão, concorrendo a reeleição. Terá a seu favor a máquina do governo para se tornar mais conhecido em todo o Estado e nessa condição passará a disputar a eleição em outro patamar”, aponta.
A pesquisa
A pesquisa Ibrape (veja aqui) foi realizada entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro em todas as regiões do Estado, com 2 mil eleitores com 16 anos ou mais. O intervalo de confiança da pesquisa estimada é de 95%, com margem de erro máxima de 3% para mais ou menos.


