Política

Arthur Lira propõe Projeto de Lei para dar transparência ao "orçamento secreto"

Decisão do presidente da Câmara vem após o STF manter suspensão das emendas de relator

Por Redação com informações da Coluna Labafero 12/11/2021 08h08
Arthur Lira propõe Projeto de Lei para dar transparência ao 'orçamento secreto'
Presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) - Foto: Luis Macedo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), propôs mudanças nos recursos orçamentários das emendas de relator - o chamado "orçamento secreto" - para torna-las mais transparentes. Decisão do parlamentar vem após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria para manter a suspensão do orçamento, originalmente ordenado pela ministra Rosa Weber.

Para Arthur Lira, as mudanças nos recursos tem o objetivo de "esclarecer mais ainda" as emendas. “há uma discussão e ela é transversal a respeito desse assunto. Ela tem uma narrativa, e a nós só vai caber esclarecer mais ainda, com mais transparência, propondo o que pode ser possível com um projeto de lei que altera a resolução zero um para ficar mais transparente”, explicou.

Para o jornal Folha de S. Paulo, o parlamentar disse que as emendas são importantes para a "vida das pessoas" e que pretende tornar o debate mais transparente.

Neste momento, em vez de se criticar o que tecnicamente não se conhece, é importante que se dê oportunidade ao Parlamento, que sempre foi aberto, que modifica a vida das pessoas com essas emendas, a chance de explicar e de deixar este debate mais claro, sem politizá-lo como tudo que vem acontecendo no Brasil”, afirmou Lira.