Política

Deputado Sílvio Camelo articula formação de chapa de estadual no PV

Agora, o parlamentar está com uma chapa praticamente pronta no partido, com potencial acima de 50 mil votos

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 19/10/2021 19h07
Deputado Sílvio Camelo articula formação de chapa de estadual no PV
Deputado estadual, Sílvio Camelo. - Foto: Ascom/ALE

Quantas frentes proporcionais serão formadas nas eleições proporcionais de Alagoas em 2022? Para deputado federal a expectativa é que sejam formadas até quatro chapas competitivas. Para deputado estadual, a conta é outra.

O maior bloco deve ser formado no União Brasil, podendo reunir de dez a doze deputados de mandato. Outros partidos formar chapas com potencial de eleger um ou mais deputados no próximo ano. Anote a os mais prováveis: MDB, PP, PSD, PSDB, PT, PTB (ou outro partido de Antônio Albuquerque) e PROS.

Outras frentes podem surgir, dependendo da formação ou não de federações partidárias e do trabalho de dirigentes partidários locais. É o caso do PV, do deputado estadual Sílvio Camelo.

Considerado um hábil articulador político, o parlamentar foi eleito em 2018 numa coligação do PV com o PT. Agora, está com uma chapa praticamente pronta no PV, com potencial acima de 50 mil votos – o suficiente para eleger nas regras atuais um deputado pelo menos.

Os nomes? Até o momento são pelo menos 15. Camelo mostrou alguns, mas pede para não revelar. Uma estratégia de evitar a “pressão” de outros partidos, muito comum em Alagoas em períodos pré-eleitorais.

O deputado admite, no entanto, que pode mudar a estratégia, a depender de composições nacionais. Existe a forte possibilidade do PV formar federação partidária com outras legendas. “Temos que esperar primeiro acabar o prazo de filiação partidária, que é 2 de abril. As federações poderão ser formadas até 2 de agosto. Estamos trabalhando para deixar o PV de Alagoas pronto para qualquer possibilidade, seja em chapa somente do partido ou em federação com outras legendas”, aponta.