Política

Rodrigo Cunha se aproxima do grupo de Arthur Lira para 22 e pode formar novas alianças políticas

Senador participou de evento com Jó Pereira e distribuiu elogios para a deputada estadual

Por Redação com Blog Edivaldo Júnior 13/10/2021 07h07 - Atualizado em 13/10/2021 08h08
Rodrigo Cunha se aproxima do grupo de Arthur Lira para 22 e pode formar novas alianças políticas
Rodrigo Cunha ao lado de Jó Pereira em evento na cidade de Delmiro Gouveia - Foto: Reprodução

O senador Rodrigo Cunha está em pré-campanha para o governo e pode firmar novas alianças políticas. Uma delas é com a deputada estadual Jó Pereira (MDB), também em pré-campanha ao governo. Os dois participaram na sexta-feira (08) de uma audiência pública em Delmiro Gouveia sobre o Canal do Sertão.

Cunha como senador passou a comandar não só um partido, mas a integrar um grupo que tem hoje o prefeito de Maceió, JHC, dois deputados federais (Tereza Nelma e Pedro Vilela), deputados estaduais (Davi Maia, Cabo Bebeto e talvez Dudu Ronalsa e Cibele Moura), o vice-prefeito Ronaldo Lessa (PDT), além de vereadores da capital e várias cidades do interior.

Jó Pereira faz parte de outro grupo – o do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Segundo o jornalista Edivaldo Júnior, Lira quer fechar aliança com o grupo Marcelo Victor (SDD). Ainda assim, tem mantido diálogo com JHC, hoje principal nome do grupo do qual faz parte o senador Rodrigo Cunha.

Por outro lado, a aliança de Arthur com o presidente da Assembleia Legislativa, pode naufragar nas composições nacionais. Bolsonaro no PP, candidato a presidente do União Brasil, aliança MV com Renan Filho x MDB com Lula, são alguns fatores que terão reflexos diretos nos acordos para 22 em Alagoas.

Edivaldo Júnior analisa que uma aliança entre Rodrigo Cunha e Jó Pereira é possível e ainda comenta que há quem acredite que os dois trabalham para viabilizar uma aproximação que poderá desaguar num acordo de JHC com Arthur Lira.

Acenos


A audiência pública do Canal do Sertão teria marcado, segundo alguns analistas, a “aproximação” do senador com a deputada.

Estava lá de políticos estaduais, apenas ele, Jó e o deputado estadual Inácio Loiola – que é da região e foi incumbido de representar os demais parlamentares no encontro.

No evento, Rodrigo elogiou a deputada. “Jó Pereira é uma parlamentar que não atua dentro de quatro paredes, no gabinete, mas usando o termômetro do povo, das ruas, com atuação estadual que não se limita a uma localidade, mas a todo o Estado de Alagoas”, disse o senador.

Rodrigo afirmou ainda que “Jó Pereira não se limita a cores partidárias e busca resultados” e na sequência emendou que o “momento é de união”.

Apesar de todos os sinais, Cunha negou que sua presença no evento tivesse motivação eleitoral. “Não se trata de uma questão de eleições, mas da relevância dessa audiência para discutir a melhor forma que o Canal do Sertão vai atender as pessoas que precisam dele. Nesse sentido, a deputada está de parabéns de puxar essa discussão e buscar soluções para a gestão do Canal. Sempre tivemos muitas pautas e preocupações em comum e sempre estive presente nesses eventos”, afirmou ao jornalista.

Em outra declaração, Cunha desconversa: “discutir eleições fica para o próximo ano…Eu não estou em busca de fazer negócios, acordos políticos, toma lá dá cá” e acrescentou que “não faço parte desses bastidores. Só vejo o meu nome sendo citado para um lado e para o outro, com notícias de que sou candidato ou não sou. Eu faço parte de um grupo político que envolve o PDT do Ronaldo Lessa (vice-prefeito de Maceió) e o PSB de JHC (Prefeito de Maceió) e esse grupo tem tudo para apresentar um candidato ao governo, mas isso só será definido mais na frente”.