Política
Arthur Lira responde críticas de Renan Calheiros à reforma do Imposto de Renda
O presidente da Câmara dos Deputados retuitou uma resposta do relator da proposta ao senador

A aprovação do Projeto de Lei (PL) da Reforma do Imposto de Renda (IR) que é apoiada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vem recebido várias críticas dos parlamentares alagoanos, incluindo o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Segundo o secretário de Fazenda de Alagoas, George Santoro, tanto o estado quanto os municípios de Alagoas podem perder mais de R$ 1 bilhão se o projeto, que ainda precisa passar pelo Senado e vetos presidenciais, for aprovado.
Nessa quinta-feira (2), Arthur Lira disse que “quando muitos davam como fadado ao fracasso, deputados e deputadas aprovaram o texto base que muda as regras do Imposto de Renda. Um texto construído com muito debate entre governo e oposição, porque aqui na Câmara o partido majoritário é o do progresso do Brasil”.
Segundo vários especialistas, o projeto pode provocar perda de receita na base do FPE e FPM, o que prejudicaria principalmente Estados e municípios mais pobres do Brasil – inclusive Alagoas.
Nessa sexta, (03), Renan Calheiros foi ao Twitter para defender o a matéria seja derrubada no Senado.
“Senado não concordará com essa meia sola, batizada de Reforma do Imposto de Renda. Com a economia em ruínas, aumentar a carga e retirar receita de Estados e Municípios é matar o que ainda se sustenta. Mexidas tributárias exigem organicidade. O risco é piorar o que já está trágico!”, disse.
O Senado não concordará com essa meia sola, batizada de Reforma do Imposto de Renda. Com a economia em ruínas,aumentar a carga e retirar receita de Estados e Municípios é matar o que ainda se sustenta.Mexidas tributárias exigem organicidade.O risco é piorar o que já está trágico!
— Renan Calheiros (@renancalheiros) September 3, 2021
Já o presidente da Câmara dos Deputados também usou a rede social para responder o senador. Arthur Lira retuitou o deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA), o relator da reforma tributária criticou as declarações do senador.
“Senador, não entendi. Como aumenta a carga tributária e reduz a receita? Vossa excelência é contra: atualizar a tabela do irpf? Reduzir o irpj e a csll das empresas? Ou é contra pagar imposto de renda sobre lucros e dividendos?”, questionou
Senador, não entendi. Como aumenta a carga tributária e reduz a receita ? Vossa excelência é contra: atualizar a tabela do irpf? Reduzir o irpj e a csll das empresas? Ou é contra pagar imposto de renda sobre lucros e dividendos?
— Celso Sabino (@depcelsosabino) September 3, 2021
O presidente da Câmara dos Deputados também usou o Twitter para responder a Renan Calheiros. Arthur Lira retuitou o deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA). O relator da reforma tribuária fez críticas as declarações do senador .
“Senador, não entendi. Como aumenta a carga tributária e reduz a receita? Vossa excelência é contra: atualizar a tabela do irpf? Reduzir o irpj e a csll das empresas? Ou é contra pagar imposto de renda sobre lucros e dividendos?”.
