Política

Prefeitura de Delmiro Gouveia é acusada de destruir barracos e pontos comerciais

Participaram da ação Secretaria Meio Ambiente de Delmiro, Polícia Militar, Instituto do Meio Ambiente e agentes da Prefeitura

Por Redação com Jornal de Alagoas 02/09/2021 20h08 - Atualizado em 02/09/2021 21h09
Prefeitura de Delmiro Gouveia é acusada de destruir barracos e pontos comerciais
Imagens retiradas de vídeo . - Foto: Reprodução

Moradores do povoado Cruz, área turística localizada em Delmiro Gouveia, foram surpreendidos com a destruição de barracos e pontos comerciais instalados no local. A ação, segundo vídeos que circulam nas redes sociais, foi realizada nesta quinta-feira (02/09) pela manhã. 

Sob protesto da população, máquinas, tratores e caçambas demoliram barracas e pontos comerciais na localidade.

O povoado Cruz abriga comunidade remanescente dos Quilombolas e é também um importante ponto turístico do município, que servia como fonte de renda para alguns moradores. No local, eles faziam o comércio de camarão, peixe e outros alimentos.

Os proprietários dos barracos e pontos comerciais não tiveram nem a oportunidade de retirar seus produtos e acusam os agentes da prefeitura de chegarem destruindo tudo. Participaram da ação a Secretaria do Meio Ambiente de Delmiro, Polícia Militar, Instituto do Meio Ambiente e agentes da prefeitura.

Os moradores acusam a prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa (MDB), seu pai, o ex-prefeito Luiz Carlos Costa, o Lula Cabeleira, de terem oferecido o valor de R$ 1 mil para que os donos dos estabelecimentos deixassem o povoado. A família do prefeito tem interesses e empreendimentos turísticos na região. Segundo os moradores não se chegou a um consenso, pois o valor oferecido foi bem menor do que gastaram na construção dos imóveis.

Adriano Maciel, um repórter local, acompanhou o conflito e gravou alguns vídeos que foram publicados em suas redes sociais.

Veja na íntegra:


Nos vídeos, Maciel apresenta vários relatos de moradores da localidade e mostra o momento em que as máquinas faziam a demolição.

Ainda, de acordo com os relatos da população, o caso aconteceu por interesse politico, pois a intenção é vender o território "é vergonhoso para você prefeito, é vergonhoso, e é vergonhoso para a justiça do nosso estado, querer tira os pequenininhos que há anos estão aqui para colocar um empresário para se apoderar daqui desse local", disse um dos moradores, que não se identificou. "A fala que eu ouvi do secretário e da prefeitura é que vão pegar as coisas do pessoal, e chegar ali na praça do povoado Cruz e vão despejar", completa o morador.

Veja os vídeos: