Política

Ex-secretário de Maceió vai depor na CPI da Covid-19 nesta sexta-feira (03)

Francisco Araújo obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) liminar para ficar em silêncio durante depoimento

Por Redação com Blog Edivaldo Júnior 02/09/2021 08h08 - Atualizado em 02/09/2021 11h11
Ex-secretário de Maceió vai depor na CPI da Covid-19 nesta sexta-feira (03)
Ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Nesta sexta-feira (03) a CPI da Covid deve escutar Francisco de Araújo, ex-secretário de Saúde do Distrito Federal afastado do cargo após acusação de chefiar suposto esquema de superfaturamento de testes para Covid-19 e corrupção em contratos da Saúde no governo de Ibaneis Rocha (MDB).

Francisco de Araújo nasceu no Maranhão há 51 anos, mas construiu a vida e a carreira política em Alagoas, ele foi vereador e secretário de Saúde de Cajueiro, antes de ser convidado em 2009 para assumir a Secretaria de Assistência Social pelo então prefeito de Maceió, Cícero Almeida.

Araújo obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) liminar para ficar em silêncio na CPI, ou seja, não é obrigado a falar. O pedido para ouvi-lo partiu do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e teve endosso do senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

Ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, ele foi preso durante 83 dias do ano passado, acusado em um esquema que recursos que deveriam ser usados no combate a Covid-19 no DF.

Em reportagem, o Metrópoles informa que “A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 decidiu marcar, enfim, o depoimento do ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco Araújo para a próxima sexta-feira (3/9). Antes da nova data, a oitiva já havia sido adiada pelo menos três vezes”.

A reportagem lembra, ainda que “Francisco Araújo foi preso em 25 de agosto do ano passado, no âmbito da Operação Falso Negativo, enquanto era secretário de Saúde do DF. Depois, foi afastado e exonerado do cargo público”.

O que a CPI da Covid quer com a oitiva de Araújo é detalhar a participação da Precisa Medicamentos em contratos no Ministério da Saúde e outros órgãos públicos.

Condecorado


Apesar dos “contratempos”, Araújo continua circulando bem em Brasília. Nesta semana, por exemplo, o ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco Araújo Filho, recebeu a Medalha Imperador Dom Pedro II.

A Comenda da Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal Imperador Dom Pedro II, medalha concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), é destinada a bombeiros militares, autoridades e personalidades que contribuíram com as ações e demandas da corporação, com resultados positivos à sociedade.