Política

“Não é culpa do Governo Federal, mas sim do Renan Filho", acusa Cabo Bebeto

A sessão ordinária desta quarta foi marcada por grandes discussões sobre o Canal do Sertão

Por Redação com Assembleia Legislativa de Alagoas 01/09/2021 15h03 - Atualizado em 01/09/2021 15h03
“Não é culpa do Governo Federal, mas sim do Renan Filho', acusa Cabo Bebeto
Cabo Bebeto - Foto: Reprodução

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (1), o deputado estadual Cabo Bebeto tinha muito a falar sobre as obras do trecho cinco do Canal do Sertão. As suas reclamações foram motivadas por uma fala do governador Renan Filho, que responsabilizou o Governo Federal pela paralisação nas obras.

Aquele vídeo escancara a cara de pau do governador de Alagoas. Ele é campeão em mentir e ludibriar”, acusa Bebeto.

Ainda em defesa do Governo Federal, o deputado apresentou um histórico com questões envolvendo a paralisação. Segundo ele, o projeto do trecho cinco faz parte do contrato nº 58/2010 e, desde o ano de 2015, o Tribunal de Contas da União (TCU) aponta, em relatórios, a existência de graves irregularidades que impedem sua conclusão.

O deputado também apresentou relatório do TCU, que mostra que durante os anos de 2016 e 2017 o trecho cinco estava no rol de obras que tiveram os orçamentos anuais bloqueados.

Não é culpa do Governo Federal e sim do Renan Filho, que mais uma vez mente à população tentando jogar a culpa de sua irresponsabilidade nas costas do Governo Federal”, acusou mais uma vez Bebeto.

Os deputados Davi Maia, Francisco Tenório e Ronaldo Medeiros também se manifestaram após o pronunciamento.

Maia disse acreditar que a fala de Bebeto é pertinente, pois também estranhou as alegações do governador. “Ele (Renan Filho) acusa e joga a população contra o Governo Federal para esconder irregularidades”, disse Maia, acrescentando também que 90% das obras foram feitas no Governo de Teotônio Vilela Filho. “Nem a manutenção do Canal do Sertão o governador Renan consegue fazer”, completou.

Já o deputado Francisco Tenório disse que é necessário reconhecer que o Canal do Sertão está totalmente parado por falta de recursos. “E se o Governo Federal não confia no Governo de Alagoas, então assuma as obras. É importante que sejam executadas”, disse ele.

Em contrapartida, o deputado Ronaldo Medeiros questionou Bebeto, pedindo que apresentasse então quais foram as obras realizadas pelo Governo de Jair Bolsonaro em Alagoas. Disse ainda que o atual Governo Federal é golpista e concordou com Tenório, “se ele (Bolsonaro) não quer que as obras continuem sendo tocadas pelo Governo de Alagoas, que assuma a empreitada e conclua o trecho cinco. Não prejudique os alagoanos que não aguentam mais tanta perseguição do Governo Federal”, finalizou.