Política

Morte de João Lyra é lamentada por lideranças alagoanas

Ex-deputado faleceu aos 90 anos, nessa quinta-feira, 12, em Maceió

Por Redação com Assessoria 13/08/2021 12h12 - Atualizado em 13/08/2021 12h12
Morte de João Lyra é lamentada por lideranças alagoanas
João Lyra - Foto: BANCARROTA

O setor sucroenergético alagoano e nacional perdeu um dos seus principais industriais, o empresário João Lyra. Ex-presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), no período de 1971 até 1974, Lyra faleceu aos 90 anos, nessa quinta-feira, 12, em Maceió, vítima de complicações de saúde decorrentes da covid-19.

O empresário, que foi fundador do Grupo João Lyra, nasceu em Recife, em 1931. Além de industrial do setor sucroenergético, João Lyra era empresário de outros segmentos do comércio, tendo exercido cargo de senador e deputado federal por Alagoas.

“O industrial João Lyra foi uma referência de empreendedorismo. Fez crescer os seus negócios e alavancou o desenvolvimento de Alagoas. A determinação, a disciplina e a vocação para o trabalho que possibilitou o soerguimento do seu grupo empresarial, ficam como referência para todos nós”, declarou o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira.

Nas redes sociais, lideranças políticas lamentaram a morte do empresário, destacando a trajetória do industrial em prol do desenvolvimento de Alagoas. “Profundamente consternado com o falecimento do meu amigo, João Lyra! Como empresário de sucesso e homem público, ele fez história ao acreditar em Alagoas e dedicar sua vida para servir à nossa gente. Neste momento de tristeza e dor, envio meus sentimentos de pesar à família e aos amigos”, afirmou o senador Fernando Collor.

"Lamento o falecimento do empresário João Lyra, de quem fui colega de Congresso Nacional entre 2011 e 2015 e com quem estive em campanhas em Alagoas. O empresário contribuiu para o Estado, com o desenvolvimento de diversas cidades alagoanas", publicou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

“João Lyra se tornou parte da história de Alagoas e também da minha família. Deus o acolha em Sua Misericórdia e conforte seus familiares”, escreveu o deputado federal Marx Beltrão.