Política

Ronaldo Lessa participa de sessão da Câmara e diz que Maceió terá sub-prefeituras

No exercício do cargo ele deu detalhes da viagem que fez a São Paulo onde conheceu o modelo de gestão

Por Redação com Assessoria 11/08/2021 08h08 - Atualizado em 11/08/2021 10h10
Ronaldo Lessa participa de sessão da Câmara e diz que Maceió terá sub-prefeituras
Ronaldo Lessa após sessão - Foto: Ascom

Nesta terça-feira (11), o prefeito em exercício, Ronaldo Lessa (PDT) participou da Sessão ordinária Híbrida da Câmara Municipal de Maceió, após convite feito pelo vice-presidente da casa, vereador Luciano Marinho (MDB). Durante a sessão, Ronaldo Lessa agradeceu o apoio dado pelos vereadores e enalteceu o apoio político ao prefeito JHC (PSB), além de defender o direito legítimo de que os vereadores possam divergir como algo fundamental no meio democrático.

O presidente do legislativo municipal, vereador Galba Netto (MDB) destacou que o fato de Ronaldo ter em sua "bagagem política" experiência desde o legislativo municipal, passando pelo executivo e chegando até o Governo do Estado, vai contribuir de forma decisiva para a gestão do prefeito JHC (PSB).

"Termos o privilégio ouvi-lo e entender toda essa dinâmica do que já passou a nossa cidade, da grandeza, do amadurecimento que representa e suas ações trazem para a tual administração faz com que nos sintamos seguros e satisfeitos, mas que logicamente não nos acomoda. Temos um parlamento muito dinâmico e propositivo e que busca informações e que vai se colocar de forma direta, mas para ajudar", disse Galba ao defender o desenvolvimento e qualidade vida para o maceioense.

Para o vice-presidente da casa, vereador Luciano Marinho, é muito positivo para a cidade que num momento tão delicado do país e de Maceió por conta da pandemia contar com uma figura política com o perfil e a experiência do vice-prefeito é algo de destaque.

"Associa-se a juventude, inteligência e dinamismo do prefeito JHC a sua experiência como prefeito, governador e deputado federal não tenho dúvidas de que tudo isso trará muitos avanços de políticas públicas para nossa cidade", afirmou Luciano.

Mudanças

Ronaldo revelou também que o prefeito JHC deve adotar o modelo de gestão com sub-prefeituras. Disse que o levantemento de informações já começou, tanto que foi à São Paulo para ver a dinâmica de funcionamento na cidade que conta com 31 sub-prefeituras para cada grupo de 300 mil habitantes.

"O prefeito quer criar as sub-prefeituras. Em São paulo são 31 para um universo de 300 mil pessoas. Ele quer criar mas esse ano será complicado por causa da questão do próprio orçamento, mas é algo que ele já havia colocado na campanha. A outra questão que também fui verificar na capital paulista é a dos mercados e o abastecimento", destacou Ronaldo.

Segundo Ronaldo um outro tema que o prefeito irá se dedicar em breve é quanto a reforma administrativa que deverá tornar a máquina pública mais leve e ainda mais ágil.

"As próprias reformas o prefeito me disse que vai reorganizar a administração, mas vai ter que criar uma comissão que discuta, agora, o que está funcionando bem ou não. Quais as secretarias que estão funcionando bem, as que não estão, as que estão com divergência", explicou o vice-prefeito em exercício.

Em ambos os casos Ronaldo Lessa destacou que é fundamental que os vereadores comecem a refletir para que contribuam com o debate e ajudarem a gestão a construir o seu próprio modelo para administrar a cidade.