Política

Vice da Câmara dos Deputados pede a Lira acesso aos processos de impeachment de Bolsonaro

Marcelo Ramos vai analisar o teor e a viabilidade jurídica das mais de 120 denúncias apresentadas contra o presidente

Por Redação com Congresso em Foco 20/07/2021 09h09 - Atualizado em 20/07/2021 10h10
Vice da Câmara dos Deputados pede a Lira acesso aos processos de impeachment de Bolsonaro
Marcelo Ramos e Arthur Lira - Foto: Reprodução

O nome do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, ganhou maior evidência nas últimas horas depois de várias críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro. Ramos se declarou oposição e por coincidência ou não, ele acabou pedindo o acesso aos pedidos de impeachment.

O pedido foi feito diretamente a Arthur Lira, a quem cabe a decisão de dar andamento aos processos. No entanto, Ramos garante que seu objetivo é verificar a fundamentação jurídica dos pedidos e checar se há elementos de que Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade.

Porém, afirmou que, além da questão jurídica, Ramos disse ser preciso mapear os elementos de “natureza política”, como “as mobilizações da população, a correlação de forças no parlamento e o apoio das forças produtivas”.

Questionado sobre se aproveitaria um momento de ausência de Lira para dar seguimento a um dos pedidos de impeachment, o vice afirmou: “Não, eu não sou precipitado nisso. Agora, no exercício da presidência, eu sou o presidente. É óbvio que é uma responsabilidade enorme que talvez não caiba a quem exerce provisoriamente a presidência”.