Política

Vereador Delegado Fábio Costa solicita criação da Ronda Maria da Penha na Guarda Municipal

Projeto de Lei foi encaminhado para a Câmara Municipal de Maceió e será discutido em plenário

Por Redação com Assessoria 11/06/2021 10h10
Vereador Delegado Fábio Costa solicita criação da Ronda Maria da Penha na Guarda Municipal
De acordo com o vereador, projeto tem o objetivo de garantir a efetividade da Lei Maria da Penha - Foto: Assessoria

O vereador delegado Fábio Costa (PSB), protocolou na Câmara Municipal de Maceió um Projeto de Lei que cria a Ronda Maria da Penha na Guarda Municipal, que atuará no atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar em Maceió.

A Ronda Maria da Penha deve atuar na prevenção, monitoramento e acompanhamento das vítimas de violência, integrando ações, estabelecendo relação direta com a comunidade e assegurando o acompanhamento e atendimento dessas mulheres.

De acordo com o autor, o Projeto de Lei foi apresentado à Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) e tem o objetivo de garantir a efetividade da Lei Maria da Penha.

“A Ronda Maria da Penha vem para fiscalizar, prevenir e proteger as mulheres desses crimes tão covardes, que não se limitam apenas a agressões físicas, como também psicológicas. Acontecendo, na maioria das vezes, no ambiente onde elas deveriam se sentir mais seguras: a própria casa”, disse Fábio Costa.

O secretário de Segurança e Convívio Social, Thiago Prado, explica que o efetivo da Guarda Municipal já conta com um treinamento voltado para o enfrentamento desses tipos de casos. “Essa é uma medida de suma importância para a segurança das vítimas. Já adianto que estamos capacitando os nossos servidores para combater, da melhor maneira, esse índice crescente de violência contra a mulher.”

PRESENÇA FEMININA NO GRUPAMENTO


O PL também prevê que a Ronda deverá ter, no mínimo, a presença de uma mulher como integrante. Essa medida deverá garantir mais sensibilidade e conhecimento sobre a realidade das vítimas, viabilizando um atendimento mais célere, humanizado e qualificado a essas mulheres.