Política

Planos para 2022: PSB planeja criar 2 chapas federais e 4 estaduais

Durante o período em que Ronaldo Lessa governou Alagoas o partido foi um dos mais importantes na política local

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 07/06/2021 09h09
Planos para 2022: PSB planeja criar 2 chapas federais e 4 estaduais
No cenário atual, o PSB ainda é um partido com força concentrada na capital - Foto: Reprodução

O PSB, partido do prefeito de Maceió João Henrique Caldas, tem planos ambiciosos para as eleições de 2022 em Alagoas. Durante o período em que Ronaldo Lessa governou Alagoas (1999 – 2005) o partido foi um dos mais importantes na política alagoana.

No cenário atual, o PSB ainda é um partido com força concentrada na capital. Tem o prefeito de Maceió e três vereadores, seguindo sem representação na Assembleia Legislativa do Estado ou na bancada federal de Alagoas (o único representante era JHC, que deixou o mandato para assumir a prefeitura).

Segundo informações veiculadas no blog do jornalista Edivaldo Júnior, o presidente do PSB em Maceió, Francisco Salles, avisa que o partido já está trabalhando de olho em 2022. “O PSB fará dois deputados federais e ao menos quatro deputados estaduais”, aponta Salles.

Vereador e secretário de Governo de Maceió, Salles evita falar sobre nomes. “Ainda é cedo para isso”, resume. Ele próprio, no entanto, tem sido apontado como um dos prováveis candidatos a deputado estadual do PSB em 22. Nos bastidores, outros nomes do partido também são citados.

Ainda de acordo com o jornalista, aliados do prefeito, alguns deputados estaduais ainda não definiram se disputam a reeleição no bloco de JHC – é o caso de Davi Maia e Cabo Bebeto.

Outros vereadores do PSB são citados para a chapa de federal. É o caso de Siderlane Mendonça e Fábio Costa. Existem ainda especulações de vários nomes fora do partido, que podem se filiar ao PSB para uma eventual disputa. Aí cabem Pedro Vilela, Ricardinho Santa Ritta e João Caldas.

A expectativa é saber como o partido irá participar da majoritária. O PSB poderá indicar candidatos ao Senado ou vice-governador numa provável composição com o senador Rodrigo Cunha, pré-candidato não declarado do PSDB ao governo de Alagoas.

A outra hipótese seria uma candidatura do próprio JHC ao governo.