Política

PSDB entra com ação no STF para que Bolsonaro cumpra medidas contra Covid

Partido entra com ação após presidente causar aglomerações no final de semana no Rio de Janeiro

Por Redação com Uol 24/05/2021 13h01
PSDB entra com ação no STF para que Bolsonaro cumpra medidas contra Covid
PSDB entra com ação no STF contra Bolsonaro Fonte: Uol

O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) pediu para que o STF (Supremo Tribunal Federal) determine ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o cumprimento de medidas contra a disseminação da covid-19, principalmente o uso de máscaras e distanciamento social, sob pena de multa. O partido entrou com um pedido de ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que diz respeito a uma ação destinada a combater o desrespeito a conteúdos presentes na Constituição. Esta, feita com pedido de medida cautelar, será avaliada pelo ministro Edson Fachin.

Segundo o PSDB, “em flagrante desvio de finalidade” nos atos e nas ações de governo, o presidente desrespeita as orientações dadas pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no que se refere ao combate à pandemia e incentiva a desobediência das mesmas pela população. A ação também menciona que há desrespeito de portarias do próprio governo federal e leis editadas pelo Congresso Nacional que preveem a obrigatoriedade do uso de máscaras, dentre outras medidas, como forma de combater a disseminação da doença. É o caso da lei nº 14.019, de 2 de julho de 2020.

Como exemplo de violações praticadas pelo presidente, o partido cita notícias veiculadas na imprensa e na agência oficial de notícias do governo, que mostram ocasiões em que Bolsonaro promove aglomerações, não utiliza máscara e desincentiva a adoção das medidas recomendadas. Presidente causou aglomeração em ato no Rio ontem, após passeio com motociclistas que terminou com um discurso em que atacou governadores e prefeitos que decretaram restrições devido à pandemia.