Política

Vacinas contra covid-19 estão escassas em todo o estado de Alagoas

Parlamentares denunciaram carência na distribuição de doses apenas para Maceió

Por Redação com Blog do Edivaldo Junior 23/04/2021 17h05
Vacinas contra covid-19 estão escassas em todo o estado de Alagoas
Foto: ALE

O andamento da vacinação em Alagoas, ainda lento por falta de vacinas, foi motivo de  debate na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Parlamentares de oposição e situação reagiram de diferentes formas a fala do deputado Davi Maia (DEM), “denunciando que a cidade de Maceió vem sendo prejudicada na distribuição de vacinas contra a Covid-19 por parte do Governo do Estado” – de acordo com texto produzido pela Comunicação da ALE.

O discurso veio depois que a prefeitura de Maceió anunciou que poderia paralisar a aplicação da segunda dose por falta de vacinas. Autorizado pelo governador Renan Filho, o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, anunciou que iria antecipar a entrega de 1,5 mil doses à capital.

As falas dos deputados na ALE se concentram em uma suposta falta de transparência e favorecimento de cidades administradas pelo MDB.

Os números do Localiza SUS, que estão acessíveis a todo e qualquer cidadão –, mostram quanto cada Estado recebeu de vacina e quanto foi repassado a cada cidade. Na última atualização, nessa quinta-feira (22), a noite, Alagoas tinha recebido 740.660 doses e repassado 663.507 aos municípios. Maceió recebeu 213.615 doses, o equivalente a 32,1%, percentual maior do que sua população (1,025 milhão), de 30,5% em relação ao total de habitantes do Estado (3,351 milhões).

Durante o debate, a deputada Jó Pereira (MDB) citou a falta de vacinas em várias cidades do estado, não apenas a capital. “Precisamos desarmar os palanques eleitorais”, disse a deputada.

Confira o texto da ALE na íntegra aqui