Política

TSE inicia ação virtual contra a desinformação nas eleições

Campanha #EuVotoSemFake tem como objetivo conscientizar os eleitores sobre a divulgação de notícias falsas no período eleitoral

Por Redação com AMA 29/09/2020 15h03
TSE inicia ação virtual contra a desinformação nas eleições
Foto: Estúdio Rebimboca/UOL

Nesta terça-feira (29), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança a campanha #EuVotoSemFake, buscando conscientizar o eleitor sobre seu papel na propagação de notícias verdadeiras nas eleições municipais desse ano, além de informar como contribuir com a Justiça Eleitoral no combate às informações falsas. 

Segundo o coordenador digital de Combate à Desinformação do TSE, Thiago Rondon, a iniciativa busca divulgar as informações sobre o período de eleições, como as orientações em relação à pandemia, fluxo de eleitores e apresentação de documentos. Entre as principais recomendações, estão: seguir os canais do TSE e TRE, além de baixar os aplicativos do TSE, como E-Título (versão digital do título de eleitor), Mesário (auxilia os mesários no período de eleições) e Pardal (recebe notícias sobre irregularidades em campanhas eleitorais). Além disso, o órgão em breve lançará um assistente virtual via WhatsApp. 

Ainda de acordo com Rondon, a campanha também irá transmitir informações da Justiça Eleitoral, as quais o eleitor pode compartilhar de forma segura. Também orienta sobre a atenção necessária ao repassar notícias de cunho sensacionalista ou urgente. “O eleitor deve também ficar atento para não passar para frente notícias falsas. Para isso, é preciso prestar bastante atenção às informações que chegam até ele. Checar antes de passar para frente é o melhor caminho”. 

Para além do #VotoSemFake, o TSE mantém o Programa de Enfrentamento à Desinformação, contando com outras 52 instituições (como assessorias de imprensa e agências de checagem) que trabalham junto à Justiça Eleitoral no combate à desinformação. Já o site Desinformação, mantido pela Corte Eleitoral, esclarece notícias falsas divulgadas sobre as urnas e os votos dos eleitores.